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Caderno Saúde

TOP 5 de alimentação
Aprender a comer é um dos principais fatores
para levar uma vida mais saudável
 

(Reportagem: Suzana Sakai | Fotos: Divulgação)

Adotar hábitos mais saudáveis é uma das grandes preocupações da sociedade moderna. Um grande passo para isso é deixar de lado os fast-foods e seguir uma alimentação mais regrada e selecionada. Veja as dicas de reeducação alimentar que a equipe do Zashi Variedades coletou com a a chefe do Setor de Nutrição e Dietética do Hospital São Camilo, Camila Zago.

1 - Força de vontade
Deixe de lado aquele blablablá de que não consegue adotar uma dieta saudável. O primeiro passo depende única e exclusivamente de você. “Se você tiver vontade de mudar seus hábitos alimentares, descobrirá um meio para consegui-lo”, afirma Camila.

2 - Não coma, alimente-se!
Já ouviu aquele ditado: “Coma para viver e não viva para comer”? Pois é exatamente nisso que consiste a reeducação alimentar. Com a ajuda de um profissional, você irá aprender a se alimentar em vez de comer. “Reeducação alimentar não é passar fome, não é fazer dieta. A pessoa deve ter em mente que o conceito de comer sairá do seu vocabulário e, no lugar, colocaremos a importância do alimentar-se. A busca da saciedade deverá ser voluntária, e não por impulso, ansiedade, tristeza ou medo”, comenta a nutricionista

3 - Nada é proibido
Se você faz parte daquele grupo que acredita que reeducação alimentar significa proibição de doces e fast foods, saiba que isso não passa de um mito. A reeducação não consiste na retirada dos alimentos, mas sim na inclusão de produtos mais saudáveis. “Todos os alimentos, quando harmonicamente dispostos na alimentação, são saudáveis, todos possuem propriedades únicas muitas vezes e promovem a integração social dos indivíduos, o que não podemos tirar, pois seria ir contra os princípios da qualidade de vida. A proibição, em todos os sentidos e momentos, leva à curiosidade e, muitas vezes, à desmotivação. O segredo é alimentar-se conscientemente”, explica Camila.

4 - Divida as refeições
Um passo importante para a reeducação alimentar dar certo é dividir as refeições de forma que você fique bem alimentado durante todo o dia. “O intuito dessa divisão é fazer com que o metabolismo se mantenha regular, realizando todas as suas funções corretamente, todas as reações enzimáticas, liberação de substâncias, produção de energia, recuperação celular e tecidual, capacidade intelectual etc.”, conta a especialista.
Para dividir as refeições corretamente, o mais indicado é consultar um nutricionista, que irá recomendar a divisão de acordo com suas necessidades.

5 - Café, almoço, lanche ou jantar?
Não pense que o café é a refeição mais importante e que o jantar deve ser deixado de lado. Todas as refeições são importantes, desde que os alimentos estejam distribuídos de forma equilibrada em cada uma delas. “Cada refeição contribui para o aporte calórico necessário à manutenção saudável do metabolismo”, diz a nutricionista.

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