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Caderno Saúde - NIPPOBRASIL

Trabalho sem dor
Doenças “profissionais” podem ser evitadas com medidas simples de prevenção
 

(Reportagem: Suzana Sakai | Foto: Divulgação)

As doenças causadas por LER/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Ósteo Musculares Relacionados ao Trabalho) são conhecidas há cerca de cem anos. No entanto, trata-se de um mal que, mesmo nos dias atuais, atinge trabalhadores de diversos setores e que poderia ser evitado com cuidados simples de prevenção.

Consideradas doenças profissionais, as LER/Dort podem comprometer tendões, músculos, nervos e ligamentos (atingindo, principalmente, os membros superiores, a região escapular e o pescoço). “Qualquer movimento repetitivo ou não, associado à força ou à má postura, tal como digitação, montagem, operação de máquinas em geral, empacotamento, selecionadores e expedição, pode colocar os trabalhadores sob o risco de adquirir a LER”, explica o especialista em LER/Dort, Osny Orselli.

Conscientização

Medidas simples de prevenção podem reduzir os índices de LER/Dort. “Exercícios de aquecimento e de alongamento antes do trabalho, intervalos de descanso, alternação das tarefas, altura correta da cadeira e das superfícies de trabalho, suportes de punho apropriados e, principalmente a correção da postura, podem reduzir significativamente a incidência das lesões”, afirma Osny.

É importante ressaltar que o trabalho de prevenção não inclui apenas os acessórios adequados, mas também um processo de conscientização. “As estatísticas mostram que uma parte substancial dos problemas de LER/Dort tem origem ou se potencializa fora do local de trabalho. Não adianta comprar mesas e cadeiras ergonômicas [com tecnologia apropriada para a otimização do trabalho humano], descansa pés e cintos lombares, sem um programa de conscientização adequado”, diz o especialista.

 
Dicas

• Mantenha a cabeça na posição vertical, com o pescoço relaxado.

• Suas costas devem estar retas ou ligeiramente inclinadas para frente, mantendo a curvatura natural da coluna lombar.

• Use uma cadeira verdadeiramente ergonômica.

• Os cotovelos devem se situar em um ângulo reto confortável, com os antebraços em posição paralela em relação ao solo.

• Evite reflexos no monitor de vidro com iluminação indireta ou um filtro profissional anti-reflexo. Em geral, monitores acima de 17 polegadas fabricados a partir de 2002 e telas em LCD não precisam de proteção.

• A parte superior da tela do seu monitor deverá estar ao nível dos olhos e a uma distância equivalente ao comprimento do braço estendido.

• Os punhos devem estar descontraídos e confortáveis, sem flexionamento perceptível.

• Posicione o teclado no mesmo nível dos cotovelos. Use um descanso para o punho no teclado de no mínimo 8,5 cm de largura. Use um mousepad com descanso para o punho.

• Mantenha os pés inteiramente apoiados sobre o piso. Use um descansa pés de preferência móvel, leve, facilmente posicionado e que não escorregue no piso.

• Conheça a limitação de seu corpo, mude de posição com freqüência e faça intervalos periódicos (a cada 55 minutos) para “esticar o corpo”.

• Faça de seu local de trabalho um lugar agradável.

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