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Caderno Saúde - NIPPOBRASIL

Prático e saudável
Alimentos congelados são ideais para a vida moderna,
mas necessitam de cuidados específicos
 


Fique de olho
Alimentos prontos e já preparados têm uma validade aproximada de 180 dias (seis meses) em freezer (-18 graus Celsius); já em congelador de geladeira, a validade se reduz a dois meses em média.

Após descongelar o alimento, este ainda pode ser conservado por mais dois dias em temperatura de geladeira.

A adição de conservantes pode alterar e estender a validade de produtos congelados na indústria alimentícia.

(Reportagem: Suzana Sakai | Foto: Divulgação)

A correria do dia-a-dia pode ser considerada uma das grandes inimigas da dieta balanceada. Sem tempo para o preparo de alimentos saudáveis, muitas pessoas optam pelos fast-foods e passam longe das frutas, verduras e legumes. Para se ter uma idéia, segundo o IBGE, a média de horas que uma mulher gasta cuidando do lar gira apenas em torno de 22 horas semanais. Isso inclui todos os afazeres, inclusive o da preparação dos alimentos.

Uma boa dica para driblar essa falta de tempo é separar um dia livre, preparar diversos tipos de pratos e congelá-los. Segundo a nutricionista Dyléa Gaspar Barros, não há perda de sabor nem de nutrientes quando os alimentos são congelados da forma correta. “Desde o princípio, o propósito da técnica de congelar é manter as características mais naturais possíveis do alimento. A baixa temperatura é, assim, responsável por prolongar as boas condições daquele alimento. Nesses casos, para consumir refeições saudáveis, o congelamento manterá o alimento disponível para consumo sem ter que fazer preparações diariamente. Não há perda de nutrientes contidos em vegetais [verduras e legumes] por meio do processo correto. O mais perigoso é a perda durante sua cocção, principalmente quando se perde totalmente a água de cocção do alimento ou quando o alimento fresco fica exposto a altas temperaturas”, explica a nutricionista.

Recomendações
Embora os alimentos congelados sejam uma boa opção para manter uma dieta saudável, alguns cuidados são necessários para que o procedimento atinja sua eficácia. “Não devem ser congelados alimentos que não estejam frescos suficientemente para a melhor preservação de sua qualidade tanto em termos de nutrientes de composição desse alimento quanto em termos microbiológicos para garantir segurança alimentar. Isso quer dizer que o alimento necessita de condições ideais para ter uma vida mais longa em baixa temperatura para que, quando descongelado, apresente as mesmas qualidades”, afirma Dyléa.

O ideal é congelar um prato pronto e aplicar a técnica do choque térmico, ou seja, assim que a preparação do alimento for finalizada, ele deve ser levado para uma baixa temperatura. Dessa forma, as moléculas de água do alimento não se separam das demais moléculas do alimento. “Além disso, o processo de descongelar torna-se mais eficiente e mais próximo de suas condições iniciais, ou seja, o sabor fica preservado, como se tivesse sido preparado naquele momento, e também há maior segurança alimentar após o aquecimento”, ressalta a nutricionista.

 
Dicas
Confira algumas dicas para congelar os alimentos sem perder os nutrientes.

1- Utilize sempre alimentos frescos.

2- Faça a higiene correta dos alimentos antes de prepará-los ou congelá-los.

3- Congele-os utilizando a técnica de congelamento rápido, assim que finalizar qualquer processo (o preparo de uma receita, por exemplo).

4- Utilize utensílios e embalagens adequadas e bem limpas para menor risco de contaminação. No caso de líquidos, para congelar, prefira frascos esterilizados.

5- Faça as porções adequadas de utilização, conforme o número de porções que serão necessárias para o descongelamento. Por exemplo, uma porção para duas pessoas pode ser descongelada e totalmente utilizada para não haver perda ou sobras.

6- Não deixe o alimento exposto ao frio. Proteja-o com filme próprio ou tampa, sem deixar grande camada de ar entre o produto e a tampa ou o filme, para não ocorrer formação de gelo. A retirada do ar contido na embalagem é ideal, mas, se não houver o sistema a vácuo, cubra a embalagem o mais próximo possível do alimento.

7- É fundamental identificar e datar o alimento antes de congelá-lo, esse controle oferece maior segurança.

8- Observe sempre a temperatura do aparelho de conservação.

9- Não congele alimentos ou preparações que já foram reaquecidas ou reutilizadas, nem aqueles que estejam na geladeira por um período duvidoso.

10- Após descongelar o alimento, ele não deve ser recongelado, devido à perda de suas características gerais de qualidade e alteração de sua validade.

 
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