Portal NippoBrasil - OnLine - 17 anos
Domingo, 30 de abril de 2017 - 0h09

Oficina de culinária para o meu filho de dois anos?

Esta é uma pergunta que surge quando a mãe é informada da existência da oficina de culinária em educação infantil. É certo que não temos nenhuma pretensão que a criança aprenda a cozinhar nesta idade.

A oficina de culinária tem por objetivo apresentar às crianças a variedade de alimentos que consumimos, relacionando os nomes, as diversas formas, as cores e outras apresentações. E ainda, elas degustam estes alimentos, quando é possível, relacionando o gosto também, pois, nesta idade, quanto mais conhecimentos adquirirem e os memorizarem, mais fundamentos terão no futuro. Para participar de uma oficina, a criança é orientada a lavar as mãos e a mantê-las limpas, coloca touca para os cabelos, olha e degusta cada ingrediente, aprende os nomes e as quantidades necessárias dos produtos, tais como, o número de ovos, tantas colheres ou xícaras de açúcar e etc.

Por exemplo, para fazer um bombom de leite ninho são necessários leite em pó, leite condensado e leite líquido. As crianças já com suas toucas e mãos limpas, degustam cada um destes ingredientes relacionando o sabor dos produtos com suas formas e características. Depois elas misturam todos os ingredientes e os amassam até virar uma pasta e, por fim, enrolam esta massa para formar um bombom. Na hora de amassar e enrolar, o trabalho é acompanhado em pequenos grupos e cada um deve respeitar a sua vez, pois não é possível trabalhar com todos ao mesmo tempo. Quando o bombom fica pronto, as crianças o experimentam e retornam para as suas salas para fazer um relatório sobre a experiência obtida através de desenhos, pinturas ou figuras, cada um do seu jeito e conforme a sua idade.

A riqueza que este tipo de oficina proporciona aos pequenos é inúmera. Uma oficina de culinária contempla desde a área da saúde e higiene, matemática, linguagem oral e escrita, sociologia, coordenação física e motora, e etc. e tudo isto é apresentado às crianças de forma lúdica, divertida e gostosa!



Tomiko Inomata
Enfermeira, aposentada da Secretaria Municipal de Saúde/SP.
Proprietária do Berçário e Maternal Sumirê S/C Ltda.
Rua Itaipu, 515 - bairro Mirandópolis - São Paulo/SP. tel:(11) 5589-7630

Email: contato@nippo.com.br


 Arquivo - Educação
• Qual é a idade ideal para a retirada da mamadeira?
• Oficina de culinária para o meu filho de dois anos?
• A quem cabe educar uma criança?
• Idade ideal para a retirada da fralda
• Meu filho só come determinados alimentos em casa, será que ele se adaptará às refeições na escola?
• Berçário é traumático?
• A criança e a escola

A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippobrasil.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2017 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br

116 usuários online


Redação: editor@nippo.com.br

Diretoria: diretoria@nippo.com.br

Vendas: anuncie@nippo.com.br

Tel: (11) 9 5371 4019 (TIM)

Mais contatos e envio de releases