Sistema
foi criado após problemas de aceleração repentina
nos carros da Toyota nos Estados Unidos
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As sete maiores
empresas automobilísticas japonesas Toyota, Nissan, Mazda,
Honda, Mitshubishi, Daihatsu e Suzuki uniram-se para desenvolver
um sistema de freios sobreposto. Ou seja, ele é capaz de diminuir
a velocidade do veículo mesmo que o acelerador esteja pressionado.
A novidade foi anunciada no dia 11 como uma forma de reforçar a
segurança além da imagem e confiabilidade
das montadoras do país, após o grande recall a que 9 milhões
de automóveis da Toyota foram submetidos.
As fabricantes
ainda não divulgaram a partir de quando seus automóveis
passarão a ser equipados com o novo sistema de freios, mas, segundo
a imprensa japonesa, existe a possibilidade, ainda que remota, de que
a tecnologia seja aplicada até mesmo em veículos já
vendidos pelas marcas, o que se constituiria em um processo de grande
escala e que custaria uma verdadeira fortuna às montadoras.
A única
certeza até agora é que Toyota e Mazda adotarão o
sistema em breve, enquanto as outras cinco montadoras Fuji, Honda,
Mitsubishi, Daihatsu e Suzuki estudam em que veículos seria
viável instalar o mecanismo. Embora nossos modelos não
tenham vivenciado nenhum problema de aceleração, que poderiam
ser evitados com o sistema de freios sobrepostos, decidimos instalar a
tecnologia para reforçar o sistema de segurança de nossos
produtos, disse a Mazda, por meio de um de seus funcionários.
Os problemas,
a que se referem a fonte, atingiram principalmente a Toyota, tida como
uma das fabricantes mais confiáveis do mundo. Diversos modelos
da marca sofreram problemas de aceleração repentina e descontrolada
nos Estados Unidos, e, segundo dados da imprensa norte-americana, cerca
de 40 pessoas podem ter sido vítimas fatais da falha que levou
a Toyota a anunciar o recall de quase 9 milhões de veículos
no mundo.
De acordo com
as montadoras, o sistema, que já foi adotado também pela
Volkswagen, BMW, Daimler, Chrysler, General Motors e Ford, não
havia sido proposto antes por pura questão lógica: Normalmente,
é inimaginável um motorista acionar o pedal do freio ao
mesmo tempo em que acelera o veículo, disse um representante
de uma das companhias.
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