-
-
-
-
-
-
|
História
das montadoras japonesas nos Brasil: |
Honda
A história da Honda no Brasil começou apenas
na segunda metade da década de 60, depois de serem autorizadas as
primeiras importações de motos para o país. Com alíquota
muito elevada os diretores da montadora apostaram forte no mercado brasileiro
e no começo dos anos 70 começava a funcionar a Honda Motor
do Brasil Ltda. A princípio as vendas eram apenas de motocicletas,
porém dois anos mais tarde começariam a ser vendidos produtos
com mais força.
A montadora se modernizava e passou a crescer conforme a necessidade que
a própria Honda necessitava, com problemas nas importações
de motos, a empresa não teve outra alternativa a não ser passar
a fabricar suas próprias motocicletas no Brasil. Foi assim que surgiu
a fábrica em Manaus (AM), que fabricou o primeiro modelo no Brasil,
CG 125.
Como processo natural de crescimento a montadora se modernizava e tornava-se
competitiva no cenário nacional. Produziu carros como Honda Civic
e Honda Fit que aparecem como os principais carros da empresa no país. |
|
Mitsubishi
A Mitsubishi Motors do Brasil teve sua presença um pouco
tardia no país, apenas em 1998 a empresa aparecia no cenário
nacional, a fábrica foi instalada na região de Catalão
em Goiás. Mesmo com "poucos" anos de vida no Brasil a empresa
já conseguiu uma marca de impacto no mercado brasileiro, em 2007,
atingiu a marca de 100 mil veículos fabricados. O primeiro carro
fabricado pela montadora foi o Cabine Dupla L200 que ajudou na acensão
do "Projeto Anhanguera" que foi pensado para aumentar a linha
de produção anual da Mitsubishi, hoje a fábrica passou
de 15 mil por ano para 28 mil veículos fabricados anualmente. |
|
Fábrica
de Veículos Utilitários em São José dos
Pinhais, no Complexo Ayrton Senna, inaugurada em 2001 |
Nissan
Com
o domínio das suas importações e comercializações
de seus produtos, a Nissan, apareceu no Brasil pela primeira vez em 1997
como forma estratégica de manter e estruturar a empresa no plano
Mercosul. Em 2001 a empresa ganhou um grande aliado para o crescimento no
país, em parceria com a Renault construiu no complexo Ayrton Senna
a primeira fábrica da aliança no Mundo.
O processo teve bons resultados e as vendas passaram a crescer de forma
gradativa, em 2002 lançou o primeiro veículo nacional da companhia,
a Picape Frontier. A Nissan conta hoje com uma das mais completas linhas
de veículos no Brasil. |
|
Subaru
Fuji Heavy Industries Ltd (FHI), a Subaru é uma divisão
dessa empresa que desenvolve uma série de produtos inovadores e de
alta tecnologia. Uma empresa diretamente ligada ao novo, com a filosofia
de sempre mostrar algo surpreendente para o consumidor. Prezam por carros
cada vez mais sofisticados e confortáveis, buscam caminhos que deixem
a "normalidade" de lado procurando a inovação da
tecnologia dos carros fabricados pela montadora. O nome Subaru vem de uma
estrela da constelação de touro que são visíveis
a olho nu. O P-1 foi o primeiro carro lançado pela companhia, em
1954. |
|
Suzuki
Com as peças trazidas do próprio Japão,
a Suzuki, aparece no cenário nacional com grande força no
setor das motos. Fundada em 1993 a fábrica localizada no Polo Industrial
de Manaus produz modelos que representam todas as categorias, desde as mais
clássicas de alta cilindrada até as chamativas motos super
esportivas. A J Toledo Suzuki Motos do Brasil, é uma empresa completamente
brasileira que detém os direitos de sua marca no país. A empresa
"deixou" o país no segmento de carros em 2003 pela alta
do dólar e deve voltar com força em 2010. |
|
Linha
de Montagem do Toyota Bandeirantes
|
Toyota
A primeira fábrica da Toyota no Brasil foi inaugurada
em 1958, o escritório foi montado em São Paulo sendo a primeira
fábrica fora do Japão. Como em toda grande empresa, o crescimento
ao longo dos anos era nítido. Em 1990 a Toyota comprou uma fazenda
em Indaiatuba para sediar a segunda planta industrial da montadora no país
mostrando a força no setor de automóveis da indústria
japonesa.
Um dos grandes marcos aconteceu em 2002 com o lançamento do Corolla,
a empresa visava triplicar a capacidade de produção e o volume
de vendas no país, além de transformar o Brasil na base de
exportação do Corolla para o resto da América-Latina.
O evento contou com a presença de pessoas importantes ligadas à
política no Brasil, como Fernando Henrique Cardoso e Geraldo Alkmim.
A Toyota foi considerada em 2005 pela revista Carta Capital como a empresa
mais admirada do Brasil no segmento automotivo. |
|
|
|