Nos dias
atuais, as crianças iniciam as suas jornadas nos berçários
aos quatro, cinco meses, e muitas delas ficam entre 8 a 12 horas,
de forma que o contato com os pais fica restrito a algumas horas
antes de dormirem e nos finais de semana.
E o que
é educar? Segundo o conceito tradicional citado no nosso
dicionário Aurélio, a educação se traduz
como “processo de desenvolvimento da capacidade física,
intelectual e moral da criança e do ser humano em geral,
visando à sua melhor integração individual
e social”.
Para
Paulo Freire “Educação é um processo
contínuo que orienta e conduz o indivíduo a novas
descobertas a fim de tomar próprias decisões, dentro
de suas capacidades”, sem fórmulas prontas a seguir.
À
escola cabe garantir a aprendizagem de conhecimentos e habilidades
que são necessários para a vida em sociedade oferecendo
instrumentos de compreensão da realidade e integração
social. Na educação infantil, as crianças da
idade de 0 a 5 anos estão em franca formação
de sua personalidade, daí a importância de conviver
com diversos profissionais da área, que estejam atentos para
orientar, mostrar através de atitudes e exemplos o que é
ser correto, saber reconhecer e admitir seus erros. E esta tarefa
deve ser sempre feita de comum acordo com os pais, pois, orientações
divergentes podem confundir as crianças, e nesta fase elas
costumam testar e desafiar tudo e a todos. Ensinar limites é
um fator fundamental para as crianças nesta primeira infância.
Diante
de todas estas afirmativas, a educação da criança
passa a ser de responsabilidade de todos os adultos que convivem
com a ela no seu dia a dia, colaborando na formação
de sua personalidade, para que se tornem adultos capazes de viver
em sociedade com harmonia e acima de tudo felizes.
|