Festival de Arte Cerâmica Online – Fotograma do vídeo com entrevista de Megumi Yuasa
Um amplo panorama do trabalho desenvolvido por ceramistas de todo o Brasil está sendo apresentado pelo Festival de Arte Cerâmica Online através das principais plataformas de internet – YouTube, Instagram e Facebook.
Realizado pela Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi, com incentivo através do Edital ProAc Expresso Lab 40/2020, do Governo do Estado de São Paulo, o Festival de Arte Cerâmica Online conta com a participação de artistas e artesãos de todo o País [relação no quadro a baixo].
Artistas participantes do Festival de Arte Cerâmica Online
CIRO CROELHAS / Belém, distrito de Icoaraci, PA
EDUARDO LEISAN / Taubaté, SP
JOÃO ALVES / Taiobeiras, Vale do Jequitinhonha, MG
MALI FERNÁNDEZ e WAGNER GAMBARÉ / Cunha, SP
MEGUMI YUASA / São Paulo, SP
NORMA GRINBERG / São Paulo, SP
PATRÍCIA HENRIQUES / São Paulo, SP
PAULO CÉSAR / São Luís, MA
RODI NUÑEZ / Porto Alegre, RS
ROSÂNGELA DOS SANTOS / Goiás Velho, GO
Canais de acesso ao Festival de Arte Cerâmica Online
YouTube @Festival de Arte Cerâmica
Instagram @festivaldeceramica
Facebook @festivalarteceramica
Não se trata de uma “exposição virtual” de obras desses artistas e artesãos, o projeto vai muito além. Em um processo dinâmico, até o final de Março o Festival de Arte Cerâmica Online estará progressivamente disponibilizando nas plataformas vídeos nos quais os artistas contam sua história, falam sobre as técnicas que utilizam e mostram alguns de seus trabalhos.

A equipe do projeto viajou pelos quatro cantos do Brasil, para entrevistar todos os artistas e artesãos em seus locais de trabalho e produzir os vídeos – que são legendados em inglês, e têm também uma versão em libras.
Em 5 de Março foi ao ar o sexto dos vídeos programados, com a entrevista com Megumi Yuasa.
Importante: O Festival de Arte Cerâmica Online termina em 30 de Março mas os vídeos continuarão acessíveis a todos os interessados.
“Nosso objetivo não é apenas de destacar a arte de cada um dos ceramistas escolhidos. Queremos contribuir para resgatar a importância e a beleza da Arte Cerâmica como manifestação tradicional da cultura e arte regional”, diz Lani Goeldi, curadora do evento.
