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Culinária - PORTAL NIPPOBRASIL

Arquivo NippoBrasil - Edição 209 - 4 a 10 de junho de 2003
Patê de Tofu

(Fotos: Ricardo Hara / Divulgação)

A soja é uma das plantas mais nutritivas e versáteis da nossa culinária. É uma boa fonte vegetal de proteína, ferro e outros minerais. Estudos indicam que ela: aumenta o colesterol bom e diminui ruim no sangue e, com ele, o risco de doenças do coração e previne algumas formas de câncer, em especial o de mama. Além disso, as isoflavonas, presentes na soja, combatem sintomas da menopausa, como os calorões, assim seu uso é muito indicado principalmente para mulheres que não podem ou não querem fazer a reposição hormonal.

Outras substâncias presentes na soja, fixam o cálcio nos ossos e por este motivo os tornam mais fortes o que reduz as chances de desenvolver a osteoporose. As fibras dos grãos também regulam a taxa de glicose nas pessoas com diabetes.

Um boa notícia para quem faz dieta é que o valor calórico da soja é baixíssimo o que faz com que ela possa ser utilizada na preparação de pratos para pessoas que fazem dietas.

A nutricionista da Sakura, Eliane Kina, elaborou uma receita super prática utilizando dois produtos à base do alimento: o tofu (queijo de soja) e o missô (pasta de soja).

 
Ingredientes


• 500g de tofu

• 4 colheres (sopa) de Shiro Missô

• 2 colheres (sopa) de salsinha picada

 
Modo de Preparo

1 - Amasse bem o tofu com um garfo
2 - Adicione a salsinha e o missô e misture bem
3 - Sirva com mini torradas

 

  
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