(Fotos:
Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil)
O primeiro
navio de imigrantes japoneses ao Brasil, Kasato Maru, partiu de
Kobe no dia 28 de abril de 1908, às 17h55, com 802 pessoas.
Desde o dia anterior, os imigrantes haviam embarcado no navio atracado
em alto-mar. Sentiram um misto de ansiedade e insegurança
com o balançar das ondas da última noite no Japão.
A vida estava em jogo ao trocar de uma embarcação
para outra no mar.
Aqui
vem a pergunta: por que o Kasato Maru não ficou atracado
no cais para o embarque com segurança? A explicação:
na época, o Porto de Kobe não tinha capacidade para
receber um navio de grande porte como aquele. A segunda questão:
por que os emigrantes, ao invés de embarcarem no dia da viagem,
tiveram que subir no navio com um dia de antecedência? Para
embarcar 800 passageiros em um navio em alto-mar perderia-se muito
tempo.
Os imigrantes
que se dividiram e pousaram nas hospedarias deixaram as casas na
manhã do dia da partida e foram a pé até o
Meriken Hatoba. Lá, pegaram uma barcaça que os levou
até o Kasato Maru.
Normalmente,
a barcaça era utilizada no transporte de cargas e os passageiros
eram levados em balsa até alto-mar. No caso dos passageiros
do Kasato Maru, eles eram levados de barcaça ao invés
da balsa, pois, para transportar 800 imigrantes, com certeza não
daria tempo.
Uma
barcaça de 100 toneladas normalmente suporta cerca de 100
pessoas. O tempo utilizado por cada uma para transportar os emigrantes
do Meriken Hatoba até o Kasato Maru, para depois fazer o
caminho inverso, levava cerca de 60 minutos. Ou seja, 10 minutos
para os passageiros se locomoverem do cais até à barcaça
e 15 minutos de ida do Meriken Hatoba até onde o Kasato Maru
estava atracado, 20 minutos para os passageiros trocarem de embarcações
e 15 minutos de volta.
Para
transportar todos os 800 emigrantes, foram necessárias oito
viagens. No momento que embarcaram no navio, ainda enxergavam a
cidade de Kobe.
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