(Fotos:
Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil)
Dia 28
de abril de 1908. No Porto de Kobe, uma multidão balança
os braços e acena lenços no adeus a um grupo de japoneses
que, vivendo em um país afundado economicamente, escolheu
um outro lar para tentar a sorte. Destino: o desconhecido
Brasil. Do adeus aos amigos e familiares à chegada no Porto
de Santos, litoral de São Paulo, foram exatos 52 dias de
viagem numa embarcação de 6 toneladas de nome Kasato
Maru. As duas únicas paradas, nesse trajeto de 21 mil milhas,
ocorreram em Cingapura e na África do Sul. O atracamento
ocorreu no final do dia 17 de junho, no cais 14.
O desembarque
dos primeiros imigrantes japoneses só aconteceu na manhã
do dia 18 de junho. No total, chegaram 781 japoneses, oriundos das
províncias de Fukushima, Tóquio, Kumamoto, Ehime,
Hiroshima, Kochi, Niigata, Yamaguchi e principalmente de Okinawa,
Kagoshima e Fukushima.
Os imigrantes
chegaram ao Brasil contratados para trabalhar nas lavouras de café
no Estado de São Paulo. O acordo para o início da
imigração havia sido firmado em 6 de novembro de 1907
entre a Companhia Imperial de Imigração Tokio-Japão
e o Governo do Estado de São Paulo. Pelo contrato, os colonos
japoneses deveriam ficar no País por um período de
cinco anos.
O incentivo
à emigração foi uma das soluções
encontradas pelo governo do arquipélago para diminuir a miséria
e o alto índice de desemprego que se registrava no país
na época, fruto da reestruturação da Era Meiji.
O solo fértil brasileiro apareceu como uma boa opção.
Com o fim da escravidão, as grandes fazendas de café
necessitavam de novos trabalhadores. Bem antes do Brasil, japoneses
haviam emigrado ao Hawaí e à Ilha de Guam, na China.
Mais tarde, outras levas foram para os Estados Unidos, Canadá,
México e Peru.
A miséria
pela qual passava o Japão pode ser sentida no desespero dos
japoneses em integrar esses grupos de emigrantes. Para o Hawaí,
por exemplo, a cota era levar 600 pessoas para ganhar salários
que variavam de US$ 7,5 (mulheres) a US$ 12,5 (homens) por mês.
Apareceram 28 mil candidatos.
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Fim
do Kasato Maru
O
Kasato Maru, que trouxe a primeira leva de imigrantes japoneses
ao Brasil, era chamado de Kazan, que funcionou como naviohospital
e posteriormente embarcação comercial pelos russos.
O navio acabou nas mãos dos japoneses após a Guerra
Russo-Japonesa. Antes de transportar imigrantes, foi utilizado para
levar soldados que tinham combatido na Mandchuria. De embarcação
de passageiros, o Kasato Maru transformou-se em navio cargueiro
durante longos anos. Em 1942, entrou na lista da esquadra japonesa
na Segunda Guerra Mundial.
No dia
9 de agosto de 1945, ele foi bombardeado por três aviões.
A ação teve início às 11h15 e terminou
às 14h30, depois que o Kasato Maru afundou completamente
nas águas geladas do Mar de Bering. Antes de trazer a primeira
leva de nipônicas às terras brasileiras, ele já
havia transportado pioneiros para o Havaí, em 1906, e para
o Peru e o México, em 1907.
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