Portal NippoBrasil - OnLine - 19 anos
Quinta-feira, 21 de novembro de 2024 - 6h26
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-
Opinião - 26/03/2015 - NippoBrasil
Chega de imediatismo no Brasil

Junji Abe*

Entre 1940 e 1960, o Brasil ancorou-se na indústria automobilística como propulsor da economia em todos os sentidos. Sem visão estadista, autoridades políticas fizeram questão de esquecer a gigantesca dimensão territorial deste País. E pior: daquele período até a década 90, fizeram tudo para abandonar o sistema ferroviário. Sucatearam até o aniquilarem integralmente. Aqui em São Paulo (para não citar outros estados), a interiorização do desenvolvimento se fez através de estradas de ferro. Sorocabana, Paulista, Rondon, Mogiana, Santos-Jundiaí, Central do Brasil e outras foram responsáveis por cidades, como Sorocaba, Presidente Prudente, Marília, Araraquara, Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Taubaté, Cruzeiro, etc.

Sofremos eternamente de imediatismo. A poderosa indústria automobilística multinacional cegou a visão de governantes despreparados e ávidos por simpatia popular e retorno político. Há anos, é a principal responsável pela geração de tributos, empregos, rendas e riquezas. Mas, precisavam ter acabado, por exemplo, com a histórica Ferrovia Central do Brasil, que transportava milhões de passageiros, com qualidade e preço acessível, entre São Paulo e Rio de Janeiro? Repolho, tomate, batata, abóbora e batata-doce de Mogi das Cruzes embarcavam, todo dia, em dezenas de vagões para alimentar os fluminenses.

A soja americana transportada pelas ferrovias até os portos marítimos tem custo de U$$ 17 por tonelada; a argentina sai por U$$ 13/tonelada; e a brasileira – melhor do mundo, produzida no Centro-Oeste – chega aos portos custando U$$ 100/tonelada, porque tudo aqui viaja em caminhões, desafiando estradas de terra, quebrando asfalto e congestionando cidades portuárias.

E o deslocamento diário de milhões de passageiros? Literalmente, uma calamidade pública. Governantes com visão tacanha não têm tido a grandeza e coragem de acelerar o resgate do transporte de qualidade sobre trilhos – metrôs e trens. Continuam enriquecendo o bolso de megaempresários corporativistas. Preocupam-se só com a ampliação das linhas de ônibus e consequente aumento de frotas. A nefasta consequência é a repulsa legítima dos usuários, descontentamento dos condutores de automóveis e revolta total da população pela falta de mobilidade urbana, cada dia pior.

Neste cenário, onde o poder público não tem mínimas condições de investimentos, sacrificamos, inclusive, importantes programas de ciclovias. Apesar de fundamentais, sofrem antipatia e desrespeito de uma parcela da população.

Temos solução? Evidente que sim. A sociedade está cansada, mas ela é a única que pode reverter a situação, mudando a visão de insensíveis homens públicos que mandam e desmandam. Ou trocando-os, porque ainda vivemos e respiramos a bendita democracia.





*Junji Abe é líder rural, foi deputado federal pelo PSD-SP (fev/2011-jan/2015) e prefeito de Mogi das Cruzes (2001-2008)
]
 Coluna: Opinião
25/07/2022 - Por Jorge Barcellos
Onde o moderno é ser tradicional
02/12/2021 - Por Juliano Abe
Tá caro, né?
03/04/2020 - Por Hatiro Shimomoto
Crise na saúde
23/11/2016 - Por Junji Abe
Tite, Temer e o Brasil
20/10/2016 - Por Junji Abe
Imposto mata o Brasil
30/08/2016 - Por Junji Abe
Legado dos Jogos Olímpicos
27/06/2016 - Por Junji Abe
Novos desafios
21/06/2016 - Por Junji Abe
Gênero de 1ª necessidade
20/05/2016 - Por Junji Abe
Missão do presente
04/04/2016 - Por Junji Abe
Melhor qualidade de vida
18/03/2016 - Por Junji Abe
Geração perdida
17/02/2016 - Por Walter Ihoshi
Não podemos jogar a tolha
30/12/2015 - Por Junji Abe
Trio do bem
27/11/2015 - Por Junji Abe
Lama da morte
29/09/2015 - Por Junji Abe
Resgate da policultura
14/09/2015 - Por Junji Abe
Terrorismo tributário
12/06/2015 - Por Junji Abe
Dignidade das domésticas
30/04/2015 - Por Junji Abe
Alerta aos aposentados
26/03/2015 - Por Junji Abe
Chega de imediatismo no Brasil
05/03/2015 - Por Junji Abe
Revolta dos caminhoneiros
25/11/2014 - Por Tetsuro Hori
Por que privatizar o sistema de transporte de massa e quais são os principais benefícios
11/04/2014 - Por Walter Ihoshi
A internet e o futuro de um mundo conectado
10/01/2014 - Por Junji Abe
Ranking do Progresso
18/10/2013 - Por Hélio Nishimoto
Para relembrar Hiroshima e Nagasaki
14/08/2013 - Por Hatiro Shimomoto
Bons usos e costumes
para o Brasil
20/07/2013 - Por Walter Ihoshi
Santas Casas na UTI
05/06/2013 - Por Lizandra Arita
Dia das Mães:
Q ue tipo de mãe é você?
19/04/2013 - Por Kunihiko Chogo
Adaptando-se ao jeito
brasileiro de ser
08/12/2012 - Por Keiko Ota
Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas de Violência
13/10/2012 - Por Walter Ihoshi
A importância da transparência dos impostos
Por Teruo Monobe
Inflação
Por Teruo Monobe
Equilíbrio fiscal
Por Teruo Monobe
Balança comercial
Por Teruo Monobe
Brasil caro
Por Teruo Monobe
O que se passa
na economia global
Por Teruo Monobe
Discurso de posse
Por Teruo Monobe
2011 e o longo prazo
Por Teruo Monobe
Ano-Novo, tudo
novo em 2011
Por Teruo Monobe
A volta do ouro
Por Teruo Monobe
Novo governo, velho problema
Por Teruo Monobe
Natal gordo
Por Teruo Monobe
Novamente, a Europa em crise
Por Teruo Monobe
Esperando o Plano Dilma


A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippo.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2022 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados