Década
de 30
1931 foi o período de maior avanço,
quando o precursor da atual Nissan Motor Co.Ltd, produziu o primeiro
veículo de passageiros Datsun. Apenas 800 destes carros foram
montados mensalmente, entre 1937 e 1938. Em 1935, o primeiro carro
para passageiros foi montado pela Toyota e, um ano mais tarde, surgia
o modelo Toyota Modelo AA Sedan.
Década
de 40
Em 1945, houve a paralização
da indústria automobilística como conseqüência
da guerra. Dois anos mais tarde, a retomada da produção
chegou a apenas 300 veículos. No mesmo ano de 47, a Nissan
produz a Datsun DA, e a Toyota, a Toyota SA.
Década
de 50
Os laços firmados em 1952 entre Nissan
e as companhias Renault, Austin, Hino, Isuzu e Hillman permitiram
que as firmas japonesas estudassem uma tecnologia de produção
estrangeira. Em 1954, a primeira feira Tokyo Motor Show acontecia
em Hibiya Park.
1955 foi um dos grandes anos no setor. A Toyota apresenta
o seu Toyopet Crown, e a Nissan, seu Datsun 110. Os dois representaram
os primeiros modelos pós-guerra construídos em escala
maior.
Em 1957, a Toyota introduz no mercado o Corona, e ainda
exporta dois Toyota Crown para os Estados Unidos. Eles foram os
primeiros a serem exportados aos norte-americanos depois da guerra.
Dois anos depois, o Bluebird, da Nissan, consegue atingir uma
marca fenomenal de vendas do produto.
Década
de 60
Entre os principais acontecimentos, o ano
marcou o início da produção de veículos
de passeio devido incentivos do Ministério Internacional
de Negócios e Indústria. A Toyota lança então
o Publica em 1961. Em 63, no mesmo ano em que a Honda lança
o primeiro carro esportivo (Sport S500), acontecia o primeiro
Grand Prix do Japão, no circuito de Suzuka. A abertura
da primeira rodovia expressa, em 65, levou as empresas automobilísticas
a produzirem carros de alta performance. No ano seguinte, surgia
o Subaru 1000. A era de veículos para família surgiu
no mesmo ano, através da Nissan. Em 67, o número
de carros no Japão ultrapassa 10 milhões e os congestionamentos
começam a ser problema.
Década
de 70
Fumaça e poluição tornam-se os principais
problemas em Tóquio, causados pelos veículos automotores.
Por causa disso, a Honda desenvolve, em 71, um motor com baixa
emissão de poluentes para estar de acordo com a legislação.
Em 73, as empresas de veículos automotores também
enfrentaram a crise do petróleo que forçou os postos
de combustíveis no Japão a fecharem aos domingos.
Somente em 78, o país tornou-se o mais rigoroso no mundo
no controle de emissões poluentes. No mesmo ano, as tarifas
de importação sobre carros estrangeiros são
abolidas. Logo em 79, as exportações automobilísticas
da Toyota ultrapassam a marca dos dez milhões.
Década
de 80
As montadoras japonesas restringiram voluntariamente
as exportações aos Estados Unidos e sua produção
também superou a dos norte-americanos, tornando-se o líder
no ranking mundial dentro do setor. Já em 86, a Nissan
abre sua primeira fábrica no Reino Unido, em 88, a primeira
série da produção americana do Honda Accords
é exportada para o Japão.
Década
de 90
Atendendo aos avanços da sociedade
moderna, a Honda inicia uma produção volumosa do
primeiro carro esportivo de luxo do mundo, com o corpo todo em
alumínio: o Honda NSX. A Mitsubishi também traz
ao mercado um modelo off-road, conquistando um novo público.
Ainda na mesma década, pesquisas sobre as alternativas
do uso de energia como hidrogênio, eletricidade e metanol
se intensificaram. As montadoras em busca de tecnologia de ponta
já adaptaram satélites no sistema de navegação
eletrônico. Nos dias de hoje, as principais indústrias
automobilísticas tentam aperfeiçoar cada vez mais
equipamentos, motores e projetos e realizam mega-eventos para
mostrar ao público, o que há de mais moderno quando
se trata de veículo automotor: desde potência a designs
arrojados.
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