Fotos:
Divulgação / Arquivo NB
Setsubun significa véspera da mudança de estação
e marca o início da primavera, verão, outono e
inverno. Entretanto, hoje, setsubun indica especialmente a véspera
do início da primavera, que ocorre no dia 3 de fevereiro.
No Japão, desde épocas remotas, existe o ritual
de expulsar o ogro (ou os maus espíritos) espalhando
grãos de soja neste dia. Há regiões onde
são realizados outros rituais tradicionais. Se, por um
lado, há costumes tradicionais que passam a ser pouco
praticados devido à forma atual de vida, por outro lado,
novos costumes estão em via de serem difundidos em todo
o Japão.
O
ritual de mamemaki e outros costumes tradicionais
O
início da tradição do ritual de mamemaki
remonta à Era Heian (794~1185), e teria sido resultado
da fusão de dois costumes. Um deles é a tradição
chinesa de Tsuina, que consistia em expulsar os maus espíritos
utilizando arco e flecha. O outro seria o costume de espalhar
grãos nos santuários xintoístas para purificar
o local. Hoje em dia, espalha-se os grãos de soja falando
em voz alta: Ogros para fora, felicidade para dentro.
E qual a razão de se utilizar a soja? Para isto também
temos duas teorias: uma devido à crença oriunda
da mitologia, segundo a qual cereais e frutas purificam os maus
fluidos; e a outra porque em idioma japonês, a palavra
mame (grão de soja) tem também um outro significado,
o qual indica virtudes como fidelidade, segurança e trabalho
dedicado. Mesmo hoje, o ritual de espalhar os grãos é
praticado e, nesta época do ano, o conjunto de máscara
de ogro com grãos de soja ganha destaque nos supermercados.
Outro
costume praticado nesta data seria espetar a cabeça de
sardinha assada num galho de hiiragi (azevinho, Osmanthus aquifolium)
e colocá-la junto à entrada da casa. Isto se deve
ao fato de se pensar que o ogro não gosta do cheiro forte
da sardinha e das folhas espinhosas do hiiragi. Entretanto,
hoje em dia, residindo em apartamentos, ficou difícil
colocar na entrada da casa algo que tenha um odor forte e, por
esse motivo, está ficando cada vez mais raro nos depararmos
com cabeças de sardinha no dia de setsubun.
Novas
cenas de setsubun
O
que tem sido notado recentemente em épocas de setsubun
é que, junto com os grãos nos supermercados, ficam
expostos os futomaki (tipo de sushi em rolo grosso, envolto
em folha de alga). Isto se deve à crença de que,
comendo futomaki nesta data, sem cortá-lo com faca e
voltado para ehô (direção tida como a melhor
para aquele ano), haverá boa sorte o ano todo. Uns dizem
que este costume se fixou desde a Era Edo (1603~1867) em Osaka,
outros dizem que se originou de um evento promocional realizado
em 1977 pela Cooperativa dos Atacadistas de Algas de Osaka,
para fomentar o consumo de algas marinhas. Trata-se de um novo
costume ligado ao interesse comercial, mas que está se
fixando atualmente em todo o Japão. O makizushi (sushi
em rolo) representa a sorte presa no rolo e não
se corta com a faca para não cortar relação
com a boa sorte, por isso é servido inteiro.
Mesmo
no Brasil, em São Paulo, por ser uma cidade muito bem
servida de inúmeros restaurantes japoneses, talvez presenciemos,
num futuro próximo, o surgimento de futomaki para setsubun.
Vamos nos antecipar à moda, abocanhando neste ano um
futomaki no dia de setsubun voltado para a direção
de ehô (oeste-sudoeste).