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Setsubun marca mudança de estação
O que tem sido notado recentemente em épocas de Setsubun é que, junto com os grãos, nos supermercados ficam expostos os futomaki


RITUAL - Acredita-se que comer futomaki no Setsubun traz boa sorte o ano todo


MAME - Significado do grão de soja está ligado à fidelidade, segurança e trabalho dedicado
 
Fotos: Divulgação / Arquivo NB

Setsubun significa véspera da mudança de estação e marca o início da primavera, verão, outono e inverno. Entretanto, hoje, setsubun indica especialmente a véspera do início da primavera, que ocorre no dia 3 de fevereiro. No Japão, desde épocas remotas, existe o ritual de expulsar o ogro (ou os maus espíritos) espalhando grãos de soja neste dia. Há regiões onde são realizados outros rituais tradicionais. Se, por um lado, há costumes tradicionais que passam a ser pouco praticados devido à forma atual de vida, por outro lado, novos costumes estão em via de serem difundidos em todo o Japão.

O ritual de mamemaki e outros costumes tradicionais

O início da tradição do ritual de mamemaki remonta à Era Heian (794~1185), e teria sido resultado da fusão de dois costumes. Um deles é a tradição chinesa de Tsuina, que consistia em expulsar os maus espíritos utilizando arco e flecha. O outro seria o costume de espalhar grãos nos santuários xintoístas para purificar o local. Hoje em dia, espalha-se os grãos de soja falando em voz alta: “Ogros para fora, felicidade para dentro”. E qual a razão de se utilizar a soja? Para isto também temos duas teorias: uma devido à crença oriunda da mitologia, segundo a qual cereais e frutas purificam os maus fluidos; e a outra porque em idioma japonês, a palavra mame (grão de soja) tem também um outro significado, o qual indica virtudes como fidelidade, segurança e trabalho dedicado. Mesmo hoje, o ritual de espalhar os grãos é praticado e, nesta época do ano, o conjunto de máscara de ogro com grãos de soja ganha destaque nos supermercados.

Outro costume praticado nesta data seria espetar a cabeça de sardinha assada num galho de hiiragi (azevinho, Osmanthus aquifolium) e colocá-la junto à entrada da casa. Isto se deve ao fato de se pensar que o ogro não gosta do cheiro forte da sardinha e das folhas espinhosas do hiiragi. Entretanto, hoje em dia, residindo em apartamentos, ficou difícil colocar na entrada da casa algo que tenha um odor forte e, por esse motivo, está ficando cada vez mais raro nos depararmos com cabeças de sardinha no dia de setsubun.

Novas cenas de setsubun

O que tem sido notado recentemente em épocas de setsubun é que, junto com os grãos nos supermercados, ficam expostos os futomaki (tipo de sushi em rolo grosso, envolto em folha de alga). Isto se deve à crença de que, comendo futomaki nesta data, sem cortá-lo com faca e voltado para ehô (direção tida como a melhor para aquele ano), haverá boa sorte o ano todo. Uns dizem que este costume se fixou desde a Era Edo (1603~1867) em Osaka, outros dizem que se originou de um evento promocional realizado em 1977 pela Cooperativa dos Atacadistas de Algas de Osaka, para fomentar o consumo de algas marinhas. Trata-se de um novo costume ligado ao interesse comercial, mas que está se fixando atualmente em todo o Japão. O makizushi (sushi em rolo) representa “a sorte presa no rolo” e não se corta com a faca para “não cortar relação com a boa sorte”, por isso é servido inteiro.

Mesmo no Brasil, em São Paulo, por ser uma cidade muito bem servida de inúmeros restaurantes japoneses, talvez presenciemos, num futuro próximo, o surgimento de futomaki para setsubun. Vamos nos antecipar à moda, abocanhando neste ano um futomaki no dia de setsubun voltado para a direção de ehô (oeste-sudoeste).


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