Fotos:
Divulgação / Arquivo NB
Hoje, apresentamos a história da pintura ocidental no
Japão.
TÉCNICA - Nanbanga empregava técnica de sombreado
e perspectiva de distância
A
pintura de Portugal
Costumes
ocidentais como a arma de fogo e, mais tarde, a religião
cristã foram introduzidos no Japão por meio de
náufragos portugueses que chegaram a Tanegashima (uma
ilha ao sul da província de Kagoshima). Por intermédio
dos jesuítas da Companhia de Jesus, não só
a doutrina cristã, como também a música
e a pintura ocidentais, especialmente as pinturas sacras
como quadros de Jesus ou Maria , ou biombos retratando
os navios portugueses, indumentária, cães de raças
ocidentais, elefantes, tigres, cavalos árabes e cenários
de comércio foram produzidas. Todas essas pinturas empregavam
técnicas de sombreado e perspectivas de distância,
imitando traços da arte ocidental. Estas gravuras foram
chamadas de nanbanga, ou de pintura portuguesa. Entretanto,
em 1639, o governo feudal de Tokugawa emitiu o decreto de isolamento
do país, proibindo o cristianismo em todo o arquipélago
e ocasionando a interrupção de técnicas
que não foram deixadas para a posteridade. Das imagens
sacras, quase nada foi preservado, restando apenas pouco mais
de 40 itens de biombos portugueses.
Os
estudos holandeses e a pintura em estilo holandês de Akita
ARTE - Obra de Naotake Odano, súdito do feudo da província de
Akita
Dizem
que a pintura ocidental foi desenvolvida paralelamente aos estudos
holandeses no Japão. Esses estudos se deram nas mais
variadas áreas, como Medicina, Farmacologia, Astronomia,
Matemática, Construção civil, Pintura ocidental
e outras, introduzidas pela Holanda, o único país
que tinha a permissão de praticar comércio em
Nagasaki na Era Edo, em substituição a portugueses
e espanhóis. O oitavo shogun, Yoshimune Tokugawa (17161745),
tinha grande entusiasmo em absorver a cultura estrangeira. Soldados
e intelectuais aprenderam, em idioma holandês, ciências
e tecnologia, técnicas artísticas e outras. A
pintura de estilo ocidental (através da imitação
da pintura ocidental) iniciada por Naotake Odano (17491780),
um súdito do feudo da província de Akita, foi
divulgada entre a classe dos soldados do mesmo feudo, chegando
a ser estudada mais tarde pelo senhor feudal Yoshiatsu Satake
(17481785, de nome artístico Shozan) e outros.
Os daimiôs, por sua vez, praticavam a pintura ocidental
como diversão em sociedade, elaborando gravuras de seres
da natureza, com destaque para o mapeamento do corpo humano,
que consta no Kaitai Shinsho (literalmente, novo livro de anatomia),
considerada a primeira tradução de um livro ocidental
sobre anatomia publicada no arquipélago, em 1774. As
primeiras teorias sobre a pintura ocidental também decorreram
deste importante movimento intelectual chamado de Akita Rangaku
(segunda metade do século XVIII), ou de Estudos Holandeses
de Akita.
Kookan
Shiba (17381818)
A
pintura ocidental foi divulgada entre os populares por Kookan
Shiba. Nascido na classe de pequenos comerciantes em Edo, inicialmente,
Shiba estudou o estilo Kariya (grupo de pintores reconhecidos
pelo governo feudal) e, depois disso, estudou Ukiyo-ê
com Harunobu Suzuki (1725-1770), o maior conhecedor do assunto.
Por meio de pesquisadores de estudos holandeses, teve acesso,
em livros de idioma holandês, ao método de confecção
da calcografia (gravuras em cobre). Contam que, em 1783, Shiba
confeccionou a primeira gravura em calcografia do Japão.
Quando foi estudar em Nagasaki, o artista dedicou-se à
pintura a óleo com base nas novas informações
sobre a pintura ocidental. Deixou obras como figuras de ocidentais,
costumes e, nos últimos anos de vida, confeccionou numerosas
obras em calcografia e pintura a óleo usando como tema
o Monte Fuji, paisagens de Edo, etc. Hokusai, pintor de Ukiyo-ê,
parece ter recebido bastante influência dos trabalhos
de Kookan Shiba.
O
início da escola de artes ocidentais
FIGURA - Yuichi Takahashi deixou numerosas obras com impressionantes
traços de realismo
A
chegada da expedição norte-americana comandada
pelo oficial Perry, em 1853, despertou o país de um sono
de mais de 200 anos no qual o arquipélago ficou em isolamento.
O governo instituiu o Bansho Shirabesho Gagakukyoku (Instituto
de Estudos Estrangeiros), iniciando oficialmente as pesquisas
sobre a pintura ocidental. Cerca de 30 artistas faziam mapas
e figuras de plantas e minerais com finalidades políticas
e militares. Yuichi Takahashi, que ingressou no curso em 1862
(18281894), disse não haver nem materiais para
pintura nem bons professores no Instituto, tornando-se discípulo
de Charles Wirgman (1832-91), um jornalista enviado especial
da Inglaterra, que também era pintor, com quem aprendeu
a pintura a óleo. Takahashi deixou numerosas obras, como
retratos que possuem impressionante força de realismo
e também um manual contendo explicações
práticas da técnica de pintura a óleo.
É chamado de pai da pintura ocidental moderna japonesa.