(Fotos:
Reprodução / Divulgação)
O
igo, também conhecido como gô, é um jogo originário
da China. É disputado entre duas pessoas em um Goban, um
tabuleiro dividido em 19 linhas verticais e 19 horizontais. A
meta se resume a conquistar territórios representados pelas
361 intersecções das linhas. São utilizadas
180 peças brancas e 181 pretas. A partida termina quando
os jogadores considerarem que todas as possibilidades de variações
foram esgotadas. Ganha quem adquirir mais territórios.
Na
Fundação Japonesa de Gô, uma associação
existente em São Paulo, os adeptos do igo reúnem-se
para jogar todos os dias. Na entidade, fundada pelo professor
Kaoru Iwamoto, esse jogo é praticado por homens, mulheres,
jovens e idosos. Japoneses, nikkeis, coreanos e pessoas que não
tem ascendência nipônica também aprimoram suas
técnicas na fundação.
Os
praticantes de igo são divididos em graduações
de acordo com o seu nível técnico. O grau máximo
que pode atingir um jogador é o 10º Dan. No entanto,
até se chegar ao 1º Dan, é necessário
passar por 24 estágios anteriores. Isso pode levar até
três anos, no mínimo. Anualmente, a fundação
realiza de quatro a cinco campeonatos, como o Iwamoto-hai, Fujitsû-hai
e Sankoku-hai.
Entre
os anos de 1880 e 1884, foi divulgado um manual do igo para iniciantes
em uma revista acadêmica alemã. O livro foi produzido
por Von O Korschielt, um cientista alemão que apresentou
o igo ao mundo ocidental pela primeira vez.
Origem
A história
do igo é bastante remota. Já no livro Hihonshoki,
escrito no século 8, há uma passagem sobre a proibição
do igo com fins lucrativos, uma vez que alguns jogadores estavam
apostando dinheiro nas disputas.
Há
muitas versões sobre o dia da introdução
do igo no Japão. Entretanto, existe um artigo sobre essa
discussão no capítulo denominado Wakokuden, que
versa sobre o Japão daquela época, no livro Zuisho
produzido na China no século 7.
Já
na Era Heian, o igo prestava-se como uma diversão educacional
indispensável na formação da cultura dos
membros da Casa Palacial e atraiu também as mulheres que
viviam naquele recinto. A prática do igo está descrita
ainda em livros antigos japoneses, como o Genji-Monogatari e Makura
no Soushi.
Na
Era Kamakura, o igo difundiu-se entre os samurais e adeptos do
Budismo. Na Era Muromachi, na escola de igo Hon-Inbou, surge Sansa,
aquele que é considerado o primeiro grande craque
do jogo. Apoiado pelos shoguns Nobunaga, Hideyoshi e Ieyasu, a
escola Hon-Inbou acaba tornando-se a mais representativa dessa
prática na Era Edo. Nessa época, o igo atinge a
sua época de ouro.
Depois
da revolução Meiji, a escola sofreu um pequeno declínio,
mas manteve-se até o ano 14 da Era Showa. Posteriormente,
o nome Hon-Inbou tornou-se um título para aquele que vencesse
o campeonato de igo. No ano 13 da Era Taishô (1924) foi
inaugurada a Fundação Japonesa de Gô.
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