(Fotos:
Reprodução / Divulgação)
De
certo, assimilar palavras do estrangeiro e adaptá-las a
sua cultura é uma das características do povo japonês.
Segundo o maestro Hiroyuki Iwaki, um dos maiores nomes da música
japonesa, as três grandes descobertas japonesas são
o anpan, katsudon e o enka. Pode se citar ainda o sushi e o karaokê.
O que
é enka1? Hiroyuki Itsuki em seu romance intitulado Enka2
(ideograma de esplendor e música - veja o box) define-o
como a música do ressentimento. Enka1 é todo o ressentimento
que as pessoas não podem dizer transformado em uma canção.
Existe algo nessa passagem. Canta-se em vez de lamuriar. Os cultos
dizem que é um sentimento sem valor. Mas o que seria um
sentimento de valor?
Segundo
o raciocínio de Itsuki, o enka2 seria a canção
que representa a opinião, o protesto. E o enka1 seria o
ressentimento e a tristeza das pessoas convertidas em música.
Talvez havendo uma certa nuance entre os temas das canções
da Era Meiji, que falavam da liberdade social.
Já
o compositor de letras Tetsuro Hoshino escreveu uma obra em 1979
intitulada Enka3 enka4 enka5 e diz que o genêro pode ser
classificado em seis tipos diferentes de canções:
1.
As que falam de lembranças de juventude, da mãe
ou da terra natal - [enka3];
2.
As que tem como tema o mar - [enka6];
3.
Aquelas que falam sobre os efeitos de um encontro em nossas
vidas, paixão - [enka7];
4.
As baseadas nos poemas antigos, manyo e kojiki, músicas
que incentivam a nós mesmos, que dão força
- [enka5];
5.
Aquelas que falam dos irmãos de honra, cuja
relação chega a ser maior do que a consanguínea
- [enka4];
6.
Das paixões avassaladoras, da tristeza - [enka2].
Em
1970, as gravadoras decidiram por usar o ideograma enka1, formado
pela combinação dos caracteres de encenar
e música. A grande maioria acha que o enka1
é diferente do gênero folk ou pop, mas na verdade
é a música japonesa popular (kayo kyoku) surgida
na Era Meiji, entre o genêro ocidental e a música
japonesa antiga (com uso de shamisen, koto e de estilos como nagauta
ou kouta).
Os
sociólogos observam que no começo da Era Showa,
com o surgimento das gravações em discos de vinil
e a popularização da televisão, a Era de
Ouro dos Ídolos, o pessoal de meia-idade aderiu rapidamente
ao karaokê para aliviar o estresse acumulado no dia-a-dia.
No
Brasil não só os descendentes, mas muitas pessoas
têm praticado o karaokê, grande parte não deve
entender a lírica das canções enka1., atraídos
talvez pela melodia japonesa. O mercado para o gênero enka1
não é grande. Ao contrário, a rejeição
entre os jovens é grande. Eles possuiam uma gama de opções,
desde new folk, pop ou ainda os gêneros vindos do exterior.
Cada faixa etária tem seu gênero preferido. Atualmente
pode se praticar Karaoke através de celulares.
A música
é influenciada pelo mundo e o mundo pela música.
Cada geração terá seus cantores e canções
e muitas pessoas irão viver acompanhados por essa mesma
música.
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