Portal NippoBrasil - OnLine - 19 anos
Terça-feira, 26 de novembro de 2024 - 11h40
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-
Arquivo NippoBrasil - Edição 133 - 5 a 18 de dezembro de 2001
 
Festival dos Guerreiros de Akoo

Fotos: Divulgação / Arquivo NB

O livro “A nobre derrota” (The nobility of failure: tragic heroes in the history of Japan), do pesquisador de literatura japonesa Ivan Morris, é muito conhecido por descrever a diferença entre a figura do herói japonês e do ocidental. Segundo ele, os ocidentais só desenham a figura de Napoleão como herói vitorioso, não o reconhecendo como tal após sua derrota e exílio. Pela sensibilidade dos japoneses, justamente a derrota realça a imagem do herói vitorioso. A característica fundamental do herói japonês está na devoção à verdade, desprezando atos e pensamentos que buscam o lucro. O importante é a pureza com que o herói defende a sua ideologia.

No dia 14 de dezembro, é realizado o festival gishimatsuri, em memória dos leais guerreiros, no Templo Sengaku, em Tóquio, quando as pessoas visitam os túmulos dos 47 heróis que praticaram seppuku (suicídio em defesa da honra) após vingarem-se da morte de seu senhor. O local se enche de fumaça e fragrância de incenso.

A história

Este acontecimento se resume no seguinte: O senhor do feudo de Akoo, Asanotakuminokami Naganori, atacou Kirakoonozukenosuke no interior do castelo de Edo, sendo por esse motivo condenado à prática de seppuku pelo governo de Tokugawa. Além disso, o feudo foi destruído, o que provocou a revolta dos samurais que a ele pertenceram. Estes, em número de 47, sob liderança de Ooishi Yoshio, invadiram o palácio de Kira em 14 de Dezembro de 1702, onde consumaram a vingança do seu senhor. Todos eles foram condenados a praticar seppuku em 4 de fevereiro do ano seguinte, o que provocou nos populares sentimento de admiração e aplauso por terem eles se dedicado ao seu senhor com sinceridade até o fim.

O governo feudal não reconheceu este ato como um genuíno ato de vingança. Isto porque o fato de empunhar a espada no interior do Castelo de Edo era proibido, constituindo uma infração ao direito público. Entre os cérebros do governo feudal também as opiniões se dividiram entre os que são a favor e os contra. Na escritura Hagakure (1716), considerada a bíblia dos espírito samurai, há a famosa frase que diz: “O ideal do samurai consiste em morrer”. O autor desta obra, Yamamoto Tsunetomo, se opôs a este ato argumentando que ele é impuro. Isso porque Kira já era um sexagenário, cuja morte era imprevisível. Mesmo assim, o ato foi planejado durante um período de aproximadamente dois anos até se desfechar com sucesso, o que comprova um ato calculado e impuro. A intenção de vingança deve ser expressa imediatamente e, após o ataque, deve, em seguida, praticar seppuku.

A causa

Diz-se que o fato gerador deste acontecimento é que, por não ter Asanotakuminokami pago suborno ao Kira, que possuía a função de instrutor quando foi designado para um cerimonial pelo governo feudal, não recebeu devidamente suas orientações e, por isso, passou por uma situação vexante. Justamente recusou-se a pagar tal suborno porque o ato contraria o ideal de samurai. Parece que o suborno oferecido aos altos funcionários públicos existe em qualquer época.

O evento

Após a ocorrência, o ato foi dramatizado em kabuki, jooruri (teatro de bonecos), entre outros, sob título de Chuushingura, fazendo muito sucesso. Mesmo hoje, transcorridos 300 anos, continua sendo uma apresentação imprescindível no mês de dezembro.

 
Busca
Cultura Tradicional
Arquivo Nippo - Edição 329
O suicídio antes e depois da internet
Arquivo Nippo - Edição 327
A história do ensino da língua japonesa no exterior
Arquivo Nippo - Edição 325
Cerimônias de casamento ontem e hoje
Arquivo Nippo - Edição 323
Pet shops
Arquivo Nippo - Edição 321
O monumento da “criança e a bomba atômica”
Arquivo Nippo - Edição 319
Bon-odori
Arquivo Nippo - Edição 317
As características das mulheres por província
Arquivo Nippo - Edição 315
Tanabata Matsuri – O Festival das Estrelas
Arquivo Nippo - Edição 313
Museu em Yokohama apresenta a história dos japoneses no exterior
Arquivo Nippo - Edição 311
Minamoto-no-Yoshitsune
Arquivo Nippo - Edição 309
O taikô japonês
Arquivo Nippo - Edição 307
Festejos e tradições de Tango no Sekku
Arquivo Nippo - Edição 305
A Golden Week e as viagens
Arquivo Nippo - Edição 301
A cerimônia de formatura e o uso do hakama como traje oficial
Arquivo Nippo - Edição 299
Abertura dos portos – um passo em direção à sociedade internacional
Arquivo Nippo - Edição 297
Hinamatsuri
Arquivo Nippo - Edição 295
Setsubun marca mudança de estação
Arquivo Nippo - Edição 293
Kagamibiraki
Arquivo Nippo - Edição 290
Joya-no-kane: O bater dos sinos na passagem do ano
Arquivo Nippo - Edição 287
As sete divindades da felicidade (Shichifukujin)
Arquivo Nippo - Edição 285
Dia do shogui
Arquivo Nippo - Edição 283
Chushingura
Arquivo Nippo - Edição 281
Dia Internacional Contra a Guerra
Arquivo Nippo - Edição 277
A pintura ocidental japonesa
Arquivo Nippo - Edição 275
Casamentos e pérolas
Arquivo Nippo - Edição 273
Dia da Prevenção contra Catástrofes
Arquivo Nippo - Edição 271
História e origem do banho de ofurô
Arquivo Nippo - Edição 269
Idades do azar: descubra quais são e como é possível livrar-se delas
Arquivo Nippo - Edição 267
Okoden e missas em memória de falecidos
Arquivo Nippo - Edição 265
Tanabata e tanzaku
Arquivo Nippo - Edição 263
Tatuagem – Irezumi


A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippo.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2022 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados