Portal NippoBrasil - OnLine - 19 anos
Terça-feira, 26 de novembro de 2024 - 11h27
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-
Arquivo NippoBrasil - Edição 139 - 23 de janeiro a 5 de fevereiro de 2002
 
Saquê, bebida milenar

Masuzakê, saquê em copo quadrado que pode acompanhar sushi e sashimi

Fotos: Divulgação / Arquivo NB

Em cerimônias e festividades, o consumo do saquê é uma constante. Quanto à história dessa bebida, temos na mitologia japonesa registros que fazem das divindades Ookuninushi no mikoto e Sukunahikona no mikoto deuses do saquê. Conta a história que, na segunda metade do século 8, foram admitidos em Heiankyo (atual Quioto) os encarregados de produzir saquê para o Palácio Imperial. O saquê era uma importante oferenda nas atividades religiosas e, com isso, surgiu o costume de saboreá-lo após a oferenda. Foi muito utilizado em festividades ligadas à agricultura, em casamentos e despedidas. Nessa época ainda se usava saquê fermentado, que tinha um aspecto leitoso, diferente do saquê refinado que conhecemos.

Tipos de Saquê

Há dois tipos de saquê refinado: o Karakuchizakê (saquê seco com teor alcoólico acima de 2 graus) e o Amakuchizakê (saquê doce). Dizem que em épocas de prosperidade, proporcionalmente à estabilidade do momento, a preferência recai sobre o Karakuchi, cujo paladar não enjoa o consumidor, e em épocas de recessão passa a ser maior a procura por Amakuchi, que traz saciedade com uma quantidade menor.

O saquê refinado tornou-se popular na Era Edo, segunda metade do século 18, e seu consumo anual foi de 1,8 milhão de tonéis, sendo que a população de Edo era de 1 milhão de pessoas. Isto equivale a um consumo diário de 541 ml por habitante, o que é uma quantidade consideravelmente grande. Para produzir saquê refinado de bom sabor, é necessário um arroz de qualidade, boa água, tonel de boa qualidade como o fabricado com pinheiro de Yoshino, um competente especialista em produção, temperatura propícia para a fermentação, entre outras condições. Por isso, desde a Era Edo já eram famosos o Kikumasamune de Nada (atual província de Hyogo) e Gekkeikan de Fushimi (Quioto).


O saquê é indispensável em cerimônias, festividades e nas horas de lazer

Momentos de prazer e alegria

O saquê é indispensável nas festividades, atividades anuais e nas horas de lazer. Mesmo hoje em dia, os assalariados gostam de aproveitar a happy hour após o expediente, parando em botequins e barracas ambulantes para beber e dissipar o estresse gerado na empresa. Dizem que também tem crescido vertiginosamente o número de mulheres apreciadoras de saquê.

As embalagens

As embalagens como tonéis e cabaças também foram sendo substituídas por garrafas de vidro, latas, kappuzakê em copos que podem ser reutilizados após o consumo, tendo atualmente os mais variados tipos como a embalagem “slim” de 500 ml que cabe na porta da geladeira.

Consumo

A porcentagem de consumo de cada tipo de bebida alcoólica no Japão é: cerveja 57%, saquê refinado 10,4%, shoochuu (aguardente de arroz) 7,3% e uísque 1,6%. As vendas chegam a 2.425 bilhões de ienes para a cerveja e 919,4 bilhões de ienes para o saquê refinado (dados de 1988).

No Brasil, com a difusão da culinária japonesa, tem aumentado o número de brasileiros que degustam o Masuzakê (sakê em copo quadrado) para acompanhar sushi ou sashimi.

O consumo moderado de bebida alcoólica para o homem moderno que não há como fugir de estresse é um ótimo remédio para relaxar a mente. No entanto, o excesso traz problemas tanto física quanto mentalmente. O ideal é apreciar o saquê com moderação.

Busca
Cultura Tradicional
Arquivo Nippo - Edição 329
O suicídio antes e depois da internet
Arquivo Nippo - Edição 327
A história do ensino da língua japonesa no exterior
Arquivo Nippo - Edição 325
Cerimônias de casamento ontem e hoje
Arquivo Nippo - Edição 323
Pet shops
Arquivo Nippo - Edição 321
O monumento da “criança e a bomba atômica”
Arquivo Nippo - Edição 319
Bon-odori
Arquivo Nippo - Edição 317
As características das mulheres por província
Arquivo Nippo - Edição 315
Tanabata Matsuri – O Festival das Estrelas
Arquivo Nippo - Edição 313
Museu em Yokohama apresenta a história dos japoneses no exterior
Arquivo Nippo - Edição 311
Minamoto-no-Yoshitsune
Arquivo Nippo - Edição 309
O taikô japonês
Arquivo Nippo - Edição 307
Festejos e tradições de Tango no Sekku
Arquivo Nippo - Edição 305
A Golden Week e as viagens
Arquivo Nippo - Edição 301
A cerimônia de formatura e o uso do hakama como traje oficial
Arquivo Nippo - Edição 299
Abertura dos portos – um passo em direção à sociedade internacional
Arquivo Nippo - Edição 297
Hinamatsuri
Arquivo Nippo - Edição 295
Setsubun marca mudança de estação
Arquivo Nippo - Edição 293
Kagamibiraki
Arquivo Nippo - Edição 290
Joya-no-kane: O bater dos sinos na passagem do ano
Arquivo Nippo - Edição 287
As sete divindades da felicidade (Shichifukujin)
Arquivo Nippo - Edição 285
Dia do shogui
Arquivo Nippo - Edição 283
Chushingura
Arquivo Nippo - Edição 281
Dia Internacional Contra a Guerra
Arquivo Nippo - Edição 277
A pintura ocidental japonesa
Arquivo Nippo - Edição 275
Casamentos e pérolas
Arquivo Nippo - Edição 273
Dia da Prevenção contra Catástrofes
Arquivo Nippo - Edição 271
História e origem do banho de ofurô
Arquivo Nippo - Edição 269
Idades do azar: descubra quais são e como é possível livrar-se delas
Arquivo Nippo - Edição 267
Okoden e missas em memória de falecidos
Arquivo Nippo - Edição 265
Tanabata e tanzaku
Arquivo Nippo - Edição 263
Tatuagem – Irezumi


A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippo.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2022 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados