Portal NippoBrasil - OnLine - 19 anos
Terça-feira, 26 de novembro de 2024 - 11h50
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-
 
Kanban (Letreiros das casas comerciais)
 

Fotos: Divulgação / Arquivo NB

O mundo vive a era da propaganda. Os mesmos produtos têm resultados diferentes na vendagem com a força das propagandas. Parece que cigarros, cosméticos e roupas de grife têm gastos muito maiores com publicidade do que com seus preços de custo. Tocam diretamente no desejo de todo homem e toda mulher de ser belo, passando a mensagem de que utilizando tais produtos poderão tornar-se de tal maneira belos e elegantes.

Como tudo começou
E na época em que não havia a mídia informativa, como nos dias de hoje, de que modo teriam vendido as mercadorias? Na Idade Média, época em que o comércio não havia se desenvolvido ainda, a maioria das casas comerciais possuía apenas as mercadorias expostas. Na era Edo passaram a utilizar cortinas (noren) com desenhos dos produtos, que podem ser consideradas os primórdios dos atuais letreiros. Nas grandes cidades como Edo, Osaka e Kyoto haviam os similares aos atuais panfletos, mas fora isso o meio de divulgação era a propaganda boca-a-boca.

Os letreiros
Poucas propagandas de medicamentos passaram a ser veiculadas nas páginas finais das literaturas de entretenimento. Variados tipos de letreiros passaram a fazer parte das ruas das grandes cidades chamando a atenção dos usuários. Os letreiros verticais colocados nas ruas às entradas das lojas foram iluminados mesmo à noite. Ao encerrar o atendimento recolhia-se estes letreiros, e como resquício deste costume ainda hoje se usa a expressão “moo kanban desu”(já é hora do letreiro) ao encerrar o expediente.

Com o passar do tempo, surgiram letreiros luxuosos, folhados, revestidos ou banhados em ouro e prata. Após 1682, por várias vezes foi imposta uma lei exigindo que as placas deveriam ser de madeira e com inscrições a nankin e a estrutura metálica de bronze.

As inscrições nas portas, divisórias e cortinas como por exemplo: sushi, tenpura, dojoo (cadoz, uma espécie de peixe de água doce) também desempenharam o papel de letreiros.

Famosos nos letreiros
Atualmente é muito comum utilizar pessoas famosas em publicidades ou nos letreiros, mas segundo consta, desde a era Edo já se colocava fotos de artistas famosos de kabuki da época em anteparos nos interiores das lojas mais freqüentadas por consumidoras femininas como cosméticos, tecidos para roupas e miudezas.

Imagens de artistas famosos colocados sobre o telhado das casas de espetáculos de kabuki para divulgação das peças também surgiram na era Edo. Alguns chegavam a ter medidas reais. Atualmente, as logomarcas estão substituindo com eficácia os letreiros de propaganda.

As figuras seguintes mostram como eram os letreiros da era Edo. São todos produtos indispensáveis no dia-a-dia. Confira os produtos.

1. Loja de perucas

2. Taberna, bar.

3. Casa de câmbio

4. Casa de manju (massa com recheio doce), explorando o trocadilho araumai (oh, que gostoso) com arauma (cavalo selvagem).

5. Loja de pincéis e tintas nankin.

6. Casa de chá.

7. Cabeleireiro.

8. Venda de shoyu e missô.

9. Chaveiro.

10. Casa de jogos shogi.

11. Casa de velas.

12. Loja de cosméticos (a forma de pódio imitava caixas empilhadas de pó de arroz, ou oshiroi, e a garça branca significava que quem o usasse ficaria branca como a ave).

13. Casa de tabi (uma espécie de calçado de tecido).


Arquivo NippoBrasil - Edição 145 - 6 a 19 de março de 2002
Busca
Cultura Tradicional
Arquivo Nippo - Edição 329
O suicídio antes e depois da internet
Arquivo Nippo - Edição 327
A história do ensino da língua japonesa no exterior
Arquivo Nippo - Edição 325
Cerimônias de casamento ontem e hoje
Arquivo Nippo - Edição 323
Pet shops
Arquivo Nippo - Edição 321
O monumento da “criança e a bomba atômica”
Arquivo Nippo - Edição 319
Bon-odori
Arquivo Nippo - Edição 317
As características das mulheres por província
Arquivo Nippo - Edição 315
Tanabata Matsuri – O Festival das Estrelas
Arquivo Nippo - Edição 313
Museu em Yokohama apresenta a história dos japoneses no exterior
Arquivo Nippo - Edição 311
Minamoto-no-Yoshitsune
Arquivo Nippo - Edição 309
O taikô japonês
Arquivo Nippo - Edição 307
Festejos e tradições de Tango no Sekku
Arquivo Nippo - Edição 305
A Golden Week e as viagens
Arquivo Nippo - Edição 301
A cerimônia de formatura e o uso do hakama como traje oficial
Arquivo Nippo - Edição 299
Abertura dos portos – um passo em direção à sociedade internacional
Arquivo Nippo - Edição 297
Hinamatsuri
Arquivo Nippo - Edição 295
Setsubun marca mudança de estação
Arquivo Nippo - Edição 293
Kagamibiraki
Arquivo Nippo - Edição 290
Joya-no-kane: O bater dos sinos na passagem do ano
Arquivo Nippo - Edição 287
As sete divindades da felicidade (Shichifukujin)
Arquivo Nippo - Edição 285
Dia do shogui
Arquivo Nippo - Edição 283
Chushingura
Arquivo Nippo - Edição 281
Dia Internacional Contra a Guerra
Arquivo Nippo - Edição 277
A pintura ocidental japonesa
Arquivo Nippo - Edição 275
Casamentos e pérolas
Arquivo Nippo - Edição 273
Dia da Prevenção contra Catástrofes
Arquivo Nippo - Edição 271
História e origem do banho de ofurô
Arquivo Nippo - Edição 269
Idades do azar: descubra quais são e como é possível livrar-se delas
Arquivo Nippo - Edição 267
Okoden e missas em memória de falecidos
Arquivo Nippo - Edição 265
Tanabata e tanzaku
Arquivo Nippo - Edição 263
Tatuagem – Irezumi


A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippo.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2022 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados