Portal NippoBrasil - OnLine - 19 anos
Terça-feira, 26 de novembro de 2024 - 11h38
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-
 
Colheita de Chá

Província de Shizuoka é uma das maiores produtoras de chá do Japão
 

Fotos: Divulgação / Arquivo NB

 

“88a. noite*, próximo o verão
Tenras folhas verdejantes nos campos e montanhas

Veja ali a colheita do chá
Com tasuki ** vermelho e chapéu de carriço”

* Trata-se da 88a. noite a contar do início da primavera do
calendário lunar, quando se inicia a colheita do chá.
**Tira de pano para prender as mangas da roupa.

Dizem que a colheita do chá se iniciou neste ano com um mês de antecedência, comparada aos outros anos, que ocorre em maio. Hoje em dia, a colheita é mecanizada; entretanto, antigamente apanhavam-se as folhas manualmente, como diz a canção acima. É um acontecimento poético que marca o início do verão.

A HISTÓRIA DO CHÁ
O chá foi trazido da China no século 8, em forma de sementes, pelos enviados japoneses àquele país e pelos bonzos que para lá foram para estudar. Primeiramente foi utilizado como erva medicinal, sendo produzido nos mosteiros do Zen e consumidos pelos monges e pela nobreza. Posteriormente, no Período Kamakura, o consumo do chá passou a ser uma forma de treinamento espiritual da classe dos samurais, ligada à Seita Zen. Divulgado também entre os populares, surgem até casas de chá do tipo tachiuri chaya, que serviam a bebida à beira da estrada, por 1 sen (unidade monetária) cada xícara, e onde as pessoas tomavam o chá em pé. Especialmente no início do Período Kamakura, desenvolve-se a porcelana Setoyaki, que passou a fazer sucesso como peças para chá. Segundo dizem, o hábito de ingerir chá se generalizou em todo o Japão no Período Edo.


No período Kamakura, entre os populares o chá era servido
à beira da estrada e as pessoas bebiam em pé

O SURGIMENTO DE CHADÔ (CERIMÔNIA DO CHÁ)
A partir do final do Período Kamakura, os samurais e os nobres passaram a praticar uma espécie de jogo que consistia em tomar chá e adivinhar a região onde foi produzido, apostando valores ou objetos. Chakai, ou agradáveis reuniões do povo em torno de chá, apreciadas no final do governo feudal de Muromachi, foram refinadas pela classe dos poderosos comerciantes de Sakai, Osaka, Quioto, etc., surgindo então o chadô. Sen Rikyu (1522-1591), o aperfeiçoador da cerimônia, diz: “As casas, bastam que não tenham goteiras; as refeições, bastam que não nos faça sentir fome. Este é o ensinamento de Buda, e a base da cerimônia do chá.” Desse modo, os encontros para a cerimônia do chá não ostentam luxo, sendo realizados em um pequeno cômodo com tatame , utilizando tigelas modestas de uso popular, com adornos de flores de campo, criando, assim, um ambiente de genuína beleza japonesa.

EFEITOS DO CHÁ
O chá foi utilizado também como medicamento pelo fato de conter cafeína, tanino e substância volátil aromática. Dizem que tem efeitos sedativos, diuréticos, bactericidas e serve como colírio, abaixa o teor de glicemia e tem também efeito anticancerígeno. Dizem constar dos registros que, no ano 951, quando a cidade de Quioto sofreu uma epidemia, os monges teriam distribuído chás para a população. Dizem também que as folhas do chá, após a infusão, eram secas e utilizadas como alimentos, ou também que eram utilizadas para tingimentos e até para limpeza de tatame.

ESPÉCIES DE CHÁ
As folhas de chá possuem por si só uma enzima que provoca fermentação. O que determina o tipo de chá é a ação dessa enzima no processo de fabricação. No chá verde (chá japonês) não há ação dessa enzima, já no chá woolong (chá chinês) há a ação moderada, e o chá preto é o resultado da sua ação plena. A colheita para o chá verde é feita três vezes ao ano. A colheita de maio é chamada de ichibanchá, da qual se faz o gyokuro de qualidade superior ou o matcha utilizado em cerimônia de chá. O chá da segunda colheita realizada em julho, ou nibancha , e o da terceira realizada em outubro, ou sanbancha, resultam em chá verde de qualidade inferior ou são utilizados para chá preto. O chá da terceira colheita perde em aroma e possui um sabor amargo, sendo utilizado principalmente como bancha.

REGIÕES PRODUTORAS MAIS CONHECIDAS
Desde antigamente, a mais conhecida região produtora de chá é a província de Shizuoka. De acordo com os números da produção de chá de todo o Japão, Shizuoka ocupa o primeiro lugar, seguida por Kagoshima e, depois, Mie. Com a ocidentalização dos hábitos alimentares, o consumo de café está aumentando em relação ao do chá. Mas não há nada como um chá para acompanhar um prato japonês.


Arquivo NippoBrasil - Edição 153 - 1 a 14 de maio de 2002
Busca
Cultura Tradicional
Arquivo Nippo - Edição 329
O suicídio antes e depois da internet
Arquivo Nippo - Edição 327
A história do ensino da língua japonesa no exterior
Arquivo Nippo - Edição 325
Cerimônias de casamento ontem e hoje
Arquivo Nippo - Edição 323
Pet shops
Arquivo Nippo - Edição 321
O monumento da “criança e a bomba atômica”
Arquivo Nippo - Edição 319
Bon-odori
Arquivo Nippo - Edição 317
As características das mulheres por província
Arquivo Nippo - Edição 315
Tanabata Matsuri – O Festival das Estrelas
Arquivo Nippo - Edição 313
Museu em Yokohama apresenta a história dos japoneses no exterior
Arquivo Nippo - Edição 311
Minamoto-no-Yoshitsune
Arquivo Nippo - Edição 309
O taikô japonês
Arquivo Nippo - Edição 307
Festejos e tradições de Tango no Sekku
Arquivo Nippo - Edição 305
A Golden Week e as viagens
Arquivo Nippo - Edição 301
A cerimônia de formatura e o uso do hakama como traje oficial
Arquivo Nippo - Edição 299
Abertura dos portos – um passo em direção à sociedade internacional
Arquivo Nippo - Edição 297
Hinamatsuri
Arquivo Nippo - Edição 295
Setsubun marca mudança de estação
Arquivo Nippo - Edição 293
Kagamibiraki
Arquivo Nippo - Edição 290
Joya-no-kane: O bater dos sinos na passagem do ano
Arquivo Nippo - Edição 287
As sete divindades da felicidade (Shichifukujin)
Arquivo Nippo - Edição 285
Dia do shogui
Arquivo Nippo - Edição 283
Chushingura
Arquivo Nippo - Edição 281
Dia Internacional Contra a Guerra
Arquivo Nippo - Edição 277
A pintura ocidental japonesa
Arquivo Nippo - Edição 275
Casamentos e pérolas
Arquivo Nippo - Edição 273
Dia da Prevenção contra Catástrofes
Arquivo Nippo - Edição 271
História e origem do banho de ofurô
Arquivo Nippo - Edição 269
Idades do azar: descubra quais são e como é possível livrar-se delas
Arquivo Nippo - Edição 267
Okoden e missas em memória de falecidos
Arquivo Nippo - Edição 265
Tanabata e tanzaku
Arquivo Nippo - Edição 263
Tatuagem – Irezumi


A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippo.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2022 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados