QUEM
FOI SHARAKU ?
A atriz Segawa Tomisaburo II vive a personagem Yadorigi,
esposa de Ogishi Kurando
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Na
era Edo, entre os anos 1794 e 1795, tal qual um cometa, surgiu
um artista de ukiyoe chamado Toshusai Sharaku, que produziu
em dez meses 28 obras magníficas de ukiyoe , principalmente
yakushae e Sumooe (utilizam técnica de xilogravura que
reproduz a vida social de Edo, sendo que yakushae reproduz os
atores de kabuki em palco ou fora dele e sumooe reproduz lutadores
de sumo), impressas em mica, desaparecendo em seguida, repentinamente.
A busca por esta personalidade misteriosa ainda hoje continua
sem resultados concretos. Dizem que pode ser um ator do teatro
Nô exclusivo de Hachisuka, administrador do feudo de Tokushima.
ESTILO
DE SHARAKU
Pelo fato de Sharaku reproduzir a figura de atores com extremo
realismo, fugindo do tradicional estilo que embeleza os atores
e reproduzindo com firmeza todos os detalhes desde a feiura
da aparência e os sinais de velhice que marcam seus rostos
até as distorções psicológicas oriundas
dos seus papéis, dizem que seria possível que
as obras fossem de alguém que conhecesse a fundo a profissão
de ator. Em especial, a deformação vista em Ookubiê
(reprodução de figura humana, da cintura para
cima) tem algo que lembra obras modernas. Imagina-se que as
obras que reproduzem os atores devem ter sido polêmicas
por terem sido por demais chocantes, havendo até um livro
que diz: a intenção de desenhar com extrema
fidelidade acabou resultando naquelas obras. Um fato também
único foi o lançamento de 28 quadros em 10 meses.
Ele desapareceu mas sua técnica de deformação
está sendo seguida por artistas que vieram depois.
O
QUE É UKIYOE
Ukiyoe
trata-se de xilogravuras que satisfizeram a sensibilidade de
beleza do povo na segunda metade do século 17. Ukiyo
significa este mundo, e representava a cultura dos
habitantes de Edo, retratando o modo de vida do povo da época,
principalmente em torno de kabuki (teatro) e yuuri (zona de
meretrício), considerados como dois grandes maus
locais e ignorados pelos nobres e samurais. Havia a vantagem
do preço acessível que permitia a qualquer pessoa
possuir uma xilogravura impressa, o que não seria possível
com quadros. Inicialmente eram impressos em preto mas gradativamente
tornaram-se coloridos, e no meado do século 18 passaram
a ser cada vez mais vistosos com aprimoramento de técnicas
e cores.
KABUKI
E YUURI
Estes dois grandes maus locais constituiam, dentro
da delimitação da sociedade da era feudal, um
mundo de igualdade onde temporariamente esqueciam-se das hierarquias.
A cidade de Edo era uma cidade de samurais e a falta de mulheres
era um problema constante. Dizem que, por este motivo, havia
cerca de 3 mil prostitutas em Yoshiwara, admitidas oficialmente
pelo governo feudal de Tokugawa. Nas apresentações
do teatro popular Kabuki também continham críticas
ao governo feudal em níveis que não infringissem
a lei.