Fotos: Divulgação
/ Arquivo NB
Zeami foi o grande gênio
do teatro tradicional japonês
|
Nas
atividades festivas como o ano novo ou nas cerimônias
de casamento, quase sempre cantam-se ou dançam-se Takasago.
Takasago foi elaborado por Zeami, realizador do teatro Nô,
baseado na lenda que diz serem cônjuges o pinheiro de
Sumiyoshi e o de Takasago. O conteúdo felicita a tranqüilidade
no lar e a paz no mundo. O mestre Zeami, criador de várias
obras do teatro Nô e autor de teorias teatrais é
considerado um gênio na história do teatro japonês.
A
vida de Zeami
Nasceu em 1363 como filho de Kanami, que concluiu o Nô
Sarugaku em Yamato. Aproximadamente aos 8 anos, já passou
a atuar no palco de Kanzeza juntamente com seu pai. Aos 12 anos,
apresenta sua dança diante do Shogun Ashikaga Yoshimitsu.
Após isso, devido a incomum capacidade de expressão
e também por ser um belo jovem, passa a receber uma especial
atenção do Shogun Yoshimitsu, que era apenas 5
ou 6 anos mais velho. Estudou também com Nijo Yoshimoto,
maior autoridade da época em waka e renga (poesia tradicional
japonesa), adquirindo a cultura da nobreza e kachofugetsu (flor,
pássaro, vento e lua) que é o coração
de waka. Aos 22 anos tornou-se órfão do pai e
passou a ser o jovem líder de kanzeza. Empenhou-se então
para a difusão do teatro Nô. Aos 45 anos, quando
concluiu sua arte, o Shogun Yoshimitsu assistiu à sua
dança no Kinkakuji, ou templo dourado, sua residência
de férias, tendo como convidado o imperador Gokomatsu,
o poderoso da época. A sua apresentação
no templo reluzente na cor de ouro, pensa-se ter sido a sua
melhor dança. Logo após isso, faleceu o Shogun
Yoshimitsu; e a ausência da sua proteção
provocou um esfriamento em kanzeza. Entretanto, ele fez disso
uma oportunidade para continuar sua atividade teatral e redigir
suas teorias sobre teatro e a arte de representar. Aos 60 anos
passou o posto de líder ao seu filho e seguiu a vida
religiosa. Aos 72 anos, provocou a ira do Shogun Ashikaga Yoshinori,
sendo exilado à Ilha de Sado, na província de
Niigata. Não se sabe ao certo se faleceu no exílio
ou se anistiado, retornou a Quioto. Considera-se que falecera
por volta de 1443 o gênio que, a partir de sarugaku, uma
arte popular, elaborou e concluiu um teatro de alto valor artístico
que é o teatro Nô.
O
que vem a ser mugenno?
Partindo da arte popular sarugaku, que tem como base o riso
e a imitação, incorporou a música produzida
principalmente por flauta, tamborim e tambores pequenos e introduziu
o refinamento da cultura da nobreza e o kachofugetsu de waka
e renga, criando um mundo de beleza fantástica e de mistérios.
Considerou que o ponto máximo do teatro deve ser algo
que transcenda a efemeridade do mundo e a imutabilidade que
transcende os modismos do momento. Vislumbrou em cada ser humano
um microcosmo. Dizem que mais da metade das obras existentes
de teatro Nô são da autoria de Zeami.
Mugenno
consiste nas peças em cujos enredos os viajantes ou monges
visualizam como se fosse um sonho ou ilusão, espíritos
dos falecidos, espíritos das divindades, de ogres, ou
de coisas e ouve suas estórias e assiste às suas
danças. Nesta época em que prioriza o mundo da
morte ou do inconsciente ao invés da realidade, dizem
que Zeami tomou a frente de escritores de peças teatrais,
de Strindberg ou mesmo de Freud.
Kadensho,
sua teoria teatral
É
também chamada de Hanasugata Kadensho. Trata do modo
de ser da arte do ponto de vista da teoria artística,
do período após a Idade Média. Considera
que o teatro Nô condensou-se em torno de 3 elementos:
yugen (fantástico e misterioso), hie (esfriamento) e
hana (flores). Além disso, deixou obras como Kakyo
e Sarugaku dangi. O teatro Nô, uma arte composta
que reúne a música, dança e teatro numa
só modalidade é o teatro clássico musical
dançado do qual o Japão pode orgulhar-se. Os belos
trajes e máscaras conquistaram o exterior.