Essa estampa mostra a produção de energia
através da água
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A REVISTA DE MODA DO PERÍODO EDO
Em
qualquer época há quem se interesse pela moda. Há
300 anos, houve uma revista de moda chamada Hinagata.
Tra-tava-se de uma coletânea de estampas de kimono, tendo
traçados singulares entre o ombro direito até a
barra, como na reprodução ao lado.
De
acordo com Ueno Saeko, pesquisadora de hinagata (tipo de estampa),
seus temas eram ricos em variedades, tendo desde plantas, locais
conhecidos tratados em poemas, contos e canções,
fatos antigos e lendas e até estilização
ousada de utensílios do cotidiano. Eram frutos do trabalho
conjunto de designers e dos artesãos que esculpiam detalhadamente
as estampas, e dos profissionais de estampagem.
SOBRE GOSHO HINAGATA
A
gravura mostrada origina-se de Gosho Hinagata, editada
em 3 volumes no ano de 1674, mas que não foi conservada
integralmente. O autor é desconhecido. Na sua introdução
consta: Em geral, as mulheres se vestem para os seus maridos.
Desde antigamente, esse é o modo de viver das pessoas.
Para isso, utilizam de estampas bem escolhidas e belas cores em
abundância. Entretanto, há o que fica bem e o que
não fica bem conforme pessoa. Cada qual deve escolher conforme
aquilo que achar melhor para vestir. Azul, vermelho, amarelo,
branco e preto são as cores mais utilizadas. As estampas
são inúmeras e as maneiras de cada família
são diferentes, ficando difícil decidir o que seria
bom e o que não o seria.
A escolha
inteligente seria feita com base na educação que
recebera, extremando-se em estilo nas variadas estampas buscando
o que há de melhor e mandando tingir conforme o que faz
seu coração palpitar. Nessa hora, hinagata é
útil. Isto se assemelha ao modo de ser da poesia japonesa,
na qual a habilidade está em voltar a mente no que há
de tradicional criando-se estampas novas e assim expressando o
seu próprio gosto.
Nesta
arte é necessário ter espírito criativo e
se aprofundar-se na engenhosidade podendo até criar o disforme,
por exemplo uma criação que possibilita subir ao
céu sem que tenha uma ponte e tocar barcos sem ter água.
Sou aquele que há anos me dedico ao mundo das vestimentas
dirigindo-me de perto ou de longe à capital a fim de ver
as vestes das pessoas, e admiro os estilos que merecem estar no
Goshogata, copiando um ou outro para elaborar esta coletânea..
Diz que para o design de kimono é necessário ter
estilo, da mesma forma que ocorre com waka (poema japonês).
A LEI DE PROIBIÇÃO DO LUXO EXCESSIVO
O
fato de terem sido editados mais de 100 tipos de revistas de moda
semelhantes está relacionado à consolidação
do sistema feudal moderno e ao fato de que não só
a classe dos guerreiros como também o povo (comerciantes
e agricultores) passou a ter uma melhora financeira.
Entretanto,
logo a seguir em 1683, foi lançada uma lei que proibia
as pessoas de confeccionarem ou mesmo possuírem kimono
de luxo, como por exemplo, um kimono bordado com fios de ouro.
Posteriormente, por várias vezes, essa lei voltou a vigorar.
Isto mostra como as pessoas se rendiam às atrações
de belos e caros kimonos. A disputa entre mulheres pelas melhores
vestimentas era muito acirrada e existiram casas comerciais que
foram levadas ao fechamento devido a essa lei. Isso é um
espanto!
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