A HISTÓRIA DA MÚSICA JAPONESA
Em
qualquer sociedade étnica, a música surgiu primeiro
para ser tocada em cerimônias religiosas, só depois
foi acrescentado o sentido de lazer, tornando-se uma modalidade
artística.
A partir
do século V quando o intercâmbio com China continental
foi iniciado, a música do continente chegou ao Japão
através da Coréia. A música gagaku (da corte)
ainda hoje tocada no palácio imperial e em santuários
xintoístas foi criada nessa época. No século
IX os estudiosos enviados pelo governo japonês à
China aprenderam os cantos para louvar Buda (shoomyoo) e outras
músicas chinesas. Posteriormente, essas músicas
foram adaptadas de acordo com preferência dos japoneses.
Além da música da corte imperial a atividade musical
popular também se desenvolveu. Em cada região surgiram
canções de plantio e colheita na agricultura e de
fartura na pesca entre os pescadores. Faziam sucesso também
as danças de bon-odori, em festividades de finados, nos
templos budistas.
O shaminsen é o principal instrumento do hoogaku
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No
século XVI, juntamente com o cristianismo, chegou a música
ocidental. Dizem que os xoguns da época assistiam pessoalmente
as apresentações de músicas ocidentais. Mas,
com a proibiçãop do cristianismo, a música
ocidental desapareceu até a revolução Meiji.
No
Período Edo, entre os séculos XVII a XIX ganhou
popularidade a música japonesa que conhecemos atualmente.
Especialmente, com a chegada de jamisen, um instrumento musical
da China, que posteriormente passou a ser conhecido em todo o
país pelo nome de shamisen (instrumento com 3 cordas),
assumindo seu posto como principal instrumento musical. Este instrumento
é indispensavel nas músicas executadas em dramas
no estilo de balada como bunraku e kabuki. (É incorreto
pensar que shamisen está ligado a música das zonas
de meretrício).
No
Periodo Meij, passando pela revolução industrial,
o estilo de vida também ocidentalizou-se, e a preferência
passou a ser pelas músicas ocidentais. Ultimamente, hoogaku
está sendo rejeitada como herança do período
pré-moderno. Neste contexto, Miyagi Michio (1894-1956)
especializado em koto e Nakao Tozan (1876-1956) especializado
em shakuhachi (flauta japonesa) entre outros, promoveram um movimento
em prol da música japonesa, introduzindo as músicas
ocidentais, realizando apresentações em parceria
com estrangeiros e realizaram concertos no mundo todo. Takemitsu
Toru, compositor mundialmente conhecido, proporcionou ao mundo
obras que integram instrumentos de hoogaku.
Agora
a música está sendo revalorizada como patrimônio
étnico no mundo todo, acentuando o interesse pela música
tradicional japonesa no exterior. Há esforços no
sentido não somente de conservá-la como herança
cultural como também de recriar hoogaku ajustada as épocas
modernas.
HOOGAKU
É PRATICADA TAMBÉM NO BRASIL
No
Brasil se pratica intensamente o karaoke principalmente em São
Paulo onde há muitos grupos que conservam a tradição
de hoogaku trazida pelos imigrantes japoneses. Há muitos
tipos de recitais de deste gênero sendo realizados. Faço
um convite para que todo assistam um concerto e conheçam
este gênero musical que faz parte da cultura japonesa.
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