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Setsubun - Omen
Setsubun se comemora na véspera do início da primavera, sendo que na maioria dos anos a data cai no dia 3 de fevereiro conforme o calendário solar. Neste dia, em muitos lares se recita “Ogros fora, sorte dentro” ao mesmo tempo em que se atiram grãos de soja para uma pessoa que usa máscara (omen) de ogro. Depois disso, cada um come os grãos na mesma quantidade da sua idade.
 
Fotos: Divulgação / Arquivo NB

A história de Mamemaki


As famosas otafuku e hyottoko

De acordo com a astrologia chinesa onmyoodoo (através da qual se previa a sorte e realizavam cerimônias de purificação) havia o costume de, no dia que antecede Setsubun, a pessoa deveria sair de casa e partir em uma direção determinada de acordo com o seu signo no horóscopo chinês, trocando de hospedaria para se livrar dos maus espíritos e dos maus fluídos.

Esta atividade foi simplificada e as pessoas passaram a se deslocar dentro da própria casa, em relação aos cômodos situados em direção favorável, segundo o horóscopo. O costume está relacionado à “Atividade de tsuina”, realizada no Palácio Imperial no Período Heian, que era uma importante atividade de oniyarai (expulsão dos ogros, ou expulsão de pragas e epidemias). No tsuina, que era realizado no dia 31 de dezembro, as crianças da nobreza corriam em perseguição aos fantasiados de ogro. Esta atividade tornou-se popular em forma de mamemaki, realizada na véspera do início da primavera. Experimente você também espalhar grãos de soja torrada!



Originalmente as máscaras eram usadas para intimidar o inimigo

Por que espalhar ou comer grãos
Desde antigamente acreditava-se que os grãos, especialmente o arroz, possuíam o poder de eliminar epidemias, assim eram utilizados para livrar-se das doenças e infortúnios naquele ano. Atualmente a soja e seus derivados (miso, tofu, natto, etc) estão sendo revalorizados como alimentos saudáveis, o que foi comprovado pelos estudos nutricionais e científicos. Os antigos provavelmente tinham conhecimento disso pela vivência e provavelmente tomavam cuidados com a saúde. Nos templos e santuários ainda hoje se realizam atividades nas quais são convidados homens e mulheres que pertencem ao signo do ano, para atirar saquinhos contendo grãos às pessoas presentes.


Máscaras são usadas no mundo todo em atividades religiosas ou como brinquedo de crianças


Hannya retrata uma
mulher tomada pela ira

Variedade de máscaras
As máscaras são utilizadas no mundo todo em atividades religiosas, nas festividades ou como brinquedos de crianças como ocorre atualmente. Originariamente sua finalidade era a de intimidar o inimigo ou a auto-ostentação, o que equivalia ao uso de kabuto (elmo). Outra finalidade era o de assumir personalidades de outras pessoas ou de animais. É um objeto que atende ao instinto de transformação do ser humano.

Foi encontrada uma máscara feita de argila num sítio arqueológico de três mil anos. No século 8, foram introduzidas, da China, máscaras utilizadas na dança das oferendas religiosas, sendo também usadas nas danças que pedem chuva ou sol. Estas máscaras resultaram mais tarde nas utilizadas em Dengaku, teatro No e Kyogen. No Brasil um grande número de belas sambistas mascaradas aumentam o clima nos desfiles de carnaval.

Dentre as máscaras preservadas pelo povo, temos a máscara de tengu (personagem imaginária) que vive nas montanhas, a máscara de hannya que retrata a fisionomia de uma mulher tomada pela ira num acesso de ciúme, okame (mulher feia), hyottoko (máscara de homem com boca saltada e olhos vesgos), o cachorro-raposa, macaco e outros numerosos animais. Nas festas realizadas em templos, estão também à venda máscaras de Momotaro (personagem da literatura popular infantil), e atualmente até máscaras de super-homem e homem-aranha, feitas de papel ou plástico.


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