Observando
a reação do ser humano em diferentes contextos, seja em
entrevistas de seleção, no ambiente corporativo ou em momentos
informais, percebe-se que algumas pessoas se diferenciam das demais pela
espontaneidade e desenvoltura, além do modo como elas abordam os
problemas, pessoais ou profissionais, sempre de forma objetiva, coerente
e equilibrada. Estas pessoas praticam, algumas até de forma natural,
a ASSERTIVIDADE, uma habilidade que hoje é considerada uma das
principais competências emocionais.
A dificuldade
das pessoas em se relacionarem é um dos fatores que gera problemas,
tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Atualmente o profissional
que tem ou possa desenvolver essa competência comportamental, que
é a ASSERTIVIDADE, é muito valorizado.
E, o que significa
ASSERTIVIDADE? De forma singela, podemos defini-la como “a habilidade
que algumas pessoas têm em se posicionar diante de pessoas e situações
de forma clara e sincera, sem violar os direitos dos outros. Eles sabem
dizer SIM e NÃO nas horas em que é necessário, ou
melhor, sabem defender o seu cantinho particular em relação
a terceiros sem agredi-los. Como bem definiu Leila Navarro, ilustre palestrante:
“ Ser assertivo é conseguir dizer o que quer, sem ofender,
mas também sem se sentir constrangido ou culpado. Ou seja, ser
assertivo é ser transparente quanto aos seus objetivos e desejos.
É uma pessoa que sabe falar com naturalidade e também sabe
dizer e ouvir respostas negativas frente a algumas situações
da vida. ”
Hoje, um currículo
expressivo, recheado de ricas experiências, formação
de primeira linha com Japonês e Inglês fluentes, não
é necessariamente um passaporte para um lugar ao sol no mercado
de trabalho. Ajuda, e muito, porém não é tudo. Uma
outra qualidade começa a ser valorizada pelos headhunters (caçadores
de talentos) na busca de um profissional ideal, a ASSERTIVIDADE. É
o tipo de profissional que sabe expor suas ideias e comunicar-se com o
mundo. Sendo assertivo, ele saberá construir relacionamentos mais
sólidos e produtivos, conquistará mais atenção
e admiração das pessoas, será ouvido com mais respeito,
terá mais confiança, lidará com confrontos e pressões
com mais facilidade. Enfim, terá um atributo fundamental para ser
um profissional de sucesso, independentemente da área de atuação.
Segundo a psicanalista
Fabiana Fuchs, uma pessoa assertiva apresenta as seguintes
características:
- Crença
profunda no que diz;
- Espontaneidade,
calma e naturalidade;
- Conhecimento
de seus direitos e dos direitos dos outros;
- Conhece
e respeita seus limites;
- É
direto no que faz e fala de forma clara, sem disfarces;
- É
flexível;
- Olha nos
olhos quando fala com alguém;
- Ouve o
outro com atenção e não fica afobado para interromper;
- Enfrenta
problemas e não pessoas;
- Seu foco
é o fato e não o agente do fato;
- É
firme quando necessário, sem ser grosseiro;
- Saber dizer
não sem deixar dúvidas.
Um profissional
valorizado é aquele que sabe somar aos seus conhecimentos técnicos,
o lado humano plenamente desenvolvido, ou seja, não adianta só
ser bom no que faz, além de fazer as tarefas bem feitas, precisa
ser uma pessoa de valor.
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