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Conversando de RH

10 de outubro de 2016
MUDAR PARA CRESCER

Gostaria de comentar aqui dois fatos recentes, de repercussão nacional, que nos levam a pensar um pouco com os nossos próprios botões.

O resultado das urnas foi uma demonstração eloquente da insatisfação dos eleitores em relação ao “status quo” e desmistifica o conceito que o povo é alienado; pode não ser culto e educado, mas tem sensibilidade e sabe onde o calo dói. Que isso sirva de estímulo para os políticos mais jovens que estão chegando, e dê exemplo para os mais antigos colocarem a barba de molho, se não o bicho pode pegar.

Outro assunto, não menos importante, e que vem agitando os ambientes político e educacional é a reforma do ensino médio.

O governo enviou ao Congresso Nacional, no mês passado, uma Medida Provisória que pretende dar uma chacoalhada no velho ensino médio, uma antiga reivindicação que tem o apoio de grande parte dos educadores. A medida tem por objetivo a flexibilização dos currículos, tornando-os mais atraentes, bem como a especialização dos alunos por área de interesse. Como se fosse um debate sobre futebol, o assunto correu pelas redes sociais e pela imprensa, gerando dúvidas, discussões e controvérsias.

Em síntese, a medida pretende fazer o aluno continuar estudando uma grade fixa de disciplinas obrigatórias, comum a todos os estudantes, que ocupará metade do tempo e, a outra metade, será preenchida pelo aluno conforme a sua predileção. Será unir o útil ao agradável, e não como hoje, onde o nosso ensino médio é engessado, extenso e pouco prático. Não adianta obrigar os jovens a aprender quase tudo e saber tão pouco, como ocorre atualmente.

Lembro-me que na minha época, e já faz tanto tempo, o ensino médio ou ensino de 2º Grau ou Colegial, como era conhecido, tinha divisão entre científico e clássico, conforme a opção do estudante, com aulas , além das 13 exigidas atualmente, de francês e latim, que me foram úteis ao longo da vida. Hoje, essa grade soaria como “démodé” , justificando uma iniciativa como essa do governo.

Sabemos que o nosso ensino médio tem apresentado resultados sofríveis e, o que é pior, 700 mil jovens, a cada ano, não completam o ciclo básico. A MP prevê aumento da hora de estudos, aumento do número de escolas integrais e flexibilização da grade curricular. O aluno passa a poder escolher, a partir do fim do 1º ano, o que estudará nos dois anos seguintes entre cinco grandes áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino profissional. Imagina-se que a oportunidade de receber formação para o mercado de trabalho ainda na escola poderá mudar a trajetória social desse jovem.

Como toda grande mudança, a reforma do ensino médio enfrentará desafios e ensejará discussões, mas é indiscutível que ela é uma necessidade do País e merece total urgência. Como bem disse Eliane Cantanhêde, jornalista, citando o filósofo Tiririca, “Pior do que está não fica”!

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.
(Nelson Mandela )



Katsuo Higuchi
Profissional de RH; como executivo e empresário , atua
na área há mais de 40 anos. Foi diretor da empresa AVANCE DO BRASIL.
e-mail: rk.higuchi@gmail.com

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