Assim como em qualquer ambiente que participamos, seja em casa,
na faculdade, ou informalmente, como num clube, notamos que as pessoas
apresentam diferentes personalidades. A começar pelo irmão,
que é completamente diferente de você na maneira de
pensar, ou aquele colega da faculdade, que nunca se entrosa em conversas
sobre política e, até a namorada que, apesar das afinidades,
teima em torcer para o time rival. Estas são diferenças
próprias do ser humano.
Quando transferimos essa situação para o ambiente
de trabalho, as diferenças podem se acentuar a ponto de causar
preocupações não apenas às pessoas envolvidas,
mas, muitas vezes, aos gestores da empresa.
No ambiente corporativo, geralmente não cabe a nós
escolher os colegas, de maneira que precisamos aprender a conviver
com os diferentes temperamentos, comportamentos e ideologias. Pode
parecer uma tarefa difícil, porém é um exercício
de relacionamento como qualquer outro, que exige habilidades como
paciência, flexibilidade, humildade e, acima de tudo, respeito.
O bom relacionamento entre as pessoas é um dos fatores determinantes
para um clima saudável dentro de uma organização.
É preciso saber separar assuntos pessoais dos profissionais
e vice-versa, a amizade não deve interferir no andamento
dos negócios. Saber lidar com as pessoas e trabalhar em equipe
é fundamental para se destacar na carreira. Para que isso
aconteça, dois fatores merecem atenção: bom
relacionamento interpessoal e boa comunicação.
Mas, como somos todos diferentes, relacionar-se ou se comunicar
com outros pode ser um desafio desgastante. Um dos maiores problemas
em relacionamentos é a falta de se colocar no lugar do outro.
Seja numa relação de amizade, profissional, familiar
ou até no namoro, o orgulho faz com que as pessoas se esqueçam
que elas também têm seus defeitos. Então, coloque-se
no lugar do outro e tente entendê-lo. Se você não
se dá bem com alguém, provavelmente você deve
ter contribuido para isso acontecer.
A forma de comunicação é um outro fator que
pode gerar desconforto no ambiente de trabalho. Algumas pessoas
utilizam linguagens mais diretas e menos formais que podem parecer
ofensivos para os colegas que não estão acostumados
com certos vocabulários. Um profissional que é mais
focado e técnico pode achar que a atitude do colega mais
comunicativo e desenvolto atrapalha a concentração,
da mesma forma que, a sua postura mais retraída, pode ser
interpretada como falta de simpatia.
O segredo do bom relacionamento é sermos flexíveis.
Com flexibilidade e uma dose de humildade, podemos ensinar e aprender,
enfim, tirar vantagem que a diferença traz. Saber lidar com
as diferenças no ambiente de trabalho é um passo fundamental
para o seu sucesso profissional.
No mundo empresarial, o objetivo só pode ser alcançado
com a união de vários talentos e personalidades que,
mesmo sendo diferentes uns dos outros, são todos indispensáveis
para o sucesso da empreitada.
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