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O que é haicai (3)

Todos cantam junto (5 sílabas)
Com a moça que toca violão (9 sílabas)
Durante a festinha de fim de ano. (9 sílabas)

Este foi o haicai que escrevemos após observar uma festa de confraternização de fim de ano. As 5-9-9 sílabas estão muito longe do modelo tradicional, de 5-7-5 sílabas. Vamos fazer alguns ajustes, encurtando os versos com o uso de palavras mais sintéticas. O primeiro verso já tem 5 sílabas e por isso não será mexido:

Todos cantam junto (5 sílabas)
Com a violonista (5 sílabas)
Na festinha de fim de ano. (7 sílabas)

De tanto enxugar, curiosamente obtivemos a contagem 5-5-7, ao invés de 5-7-5. Lembremo-nos que as sílabas poéticas são contadas até a última tônica (a sílaba forte), marcada com negrito. Adicionalmente, no segundo verso, a palavra “violonista” comporta uma elisão, em que as vogais em negrito são lidas juntas, formando uma única sílaba poética. No terceiro verso, nas palavras “de ano”, as vogais em negrito também formam uma única sílaba poética.

Vamos, então, ajustar definitivamente o nosso haicai para 5-7-5, trocando o terceiro verso de lugar com o segundo. E, pensando melhor, “violonista” não é uma boa palavra. Indica alguém com grande domínio do instrumento, capaz de tocar em uma orquestra, quando o que se mostra na verdade é simplesmente alguém que quer se divertir com os amigos. Além disso, não é necessário explicar tudo o que acontece, sendo suficiente sugerir algumas coisas:

Todos cantam junto (5 sílabas)
Na festinha de fim de ano (7 sílabas)
Ao som do violão. (5 sílabas)

Enfim, conseguimos as 5-7-5 sílabas. Entretanto, será que o resultado é um haicai?


O que é haicai (4)

Depois da forma 5-7-5, vamos passar a outra característica do haicai japonês, o corte (kire), que consiste na divisão do haicai em duas partes. Na língua japonesa, o corte é indicado por palavras tradicionais como ya, kana e keri. Vamos ver como fazer isso em português. Tomando-se o haicai da semana passada, podemos ver que se trata de uma frase única, que pode ser escrita de maneira corrida: “Todos cantam junto na festinha de fim de ano ao som do violão”.

Através do recurso do corte, introduzimos uma pausa forçada na leitura, interrompendo o fluxo de pensamento da frase original e gerando um instante de silêncio e expectativa. O corte adiciona profundidade psicológica ao haicai. Mas, para alcançar tal efeito, não basta colocar um ponto arbitrariamente ao final de um dos versos. É necessário suprimir elementos de ligação, forçando a separação do haicai em duas frases. Para fazer isso com o nosso exemplo, mantendo o número de sílabas, vamos precisar mudar palavras e sua ordem. Uma das possibilidades é:

Festa de fim de ano –
Todo mundo canta junto
Ao som do violão.

Aqui, temos a primeira frase, “Festa de fim de ano”, que delineia o ambiente. Segue-se uma pausa, que alimenta a expectativa do que virá, e então vem a segunda frase, “Todo mundo canta junto ao som do violão”, que descreve a cena que se passa nesse ambiente. Para destacar o ponto de corte, usamos um travessão (–). Outro sinal normalmente usado para indicar o corte são as reticências (...).

Uma coisa boa do corte é que se pode compor um haicai desde o começo pensado como duas metades, unindo uma situação mais geral ou de ambientação a uma situação mais específica ou de destaque. Outra possibilidade é juntar duas situações contrastantes. O que não se deve é usar uma metade do haicai para explicar a outra, num vínculo lógico.


Edson Kenji Iura
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