O haicai retrata um visitante que chega penosamente até seu destino
num lugar remoto em meio à grossa nevasca e bate o portão,
esperando ser atendido. Não é a observação
de um terceiro, que vê a cena sem participar. Quem sabe o próprio
Kyorai esteja no lado de dentro da casa.
O frio é particularmente rigoroso. O visitante bate insistentemente
o portão, até que, de dentro, se ouve alguém dizer
já vai, já vai. Mas, mesmo após começar
a ouvir o som do trinco sendo aberto, o visitante continua a bater. É
divertido o contraste entre os lados de fora e de dentro do portão,
representados, por um lado, pela pressa do visitante, afligido pelo frio
intenso, e, por outro, pela aparente tranqüilidade do dono da casa,
talvez encolhido entre cobertas e sentado em frente ao fogo, sem outras
preocupações.
Escrito no inverno de 1694, logo após a morte de Bashô,
esse poema foi muito elogiado pelos discípulos do mestre. O kigo
(termo de estação) é yuki (neve).
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