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Shichifukujin, as sete divindades

Tradicionalmente, acredita-se que o Shichifukujin traga sorte e felicidade às pessoas. São eles: Ebisu, Daikokuten, Bishomonten, Benzaiten, Fukurokuju, Jurojin e Hotei. No grupo, encontram-se divindades budistas, taoístas, xintoístas e outras que simbolizam as sete virtudes essenciais do homem: longevidade, oportunidade, popularidade, franqueza, magnanimidade, dignidade e bondade.

Esses sete são retratados em pinturas, esculturas, músicas e danças e começaram a ser adorados como um grupo há muitos séculos. A prática de fazer um meguri, ou romaria aos santuários e templos de todos os Shichifukujin durante o Ano Novo tornou-se popular durante a Era Edo (1603-1868). Shichifukujin meguri ainda é popular em todos os lugares do Japão, incluindo os distritos de Fukagawa e Kameido, em Tóquio Koto-ku.

Por quê sete?
Dizem que o sete é um número sagrado. Deus criou o mundo em sete dias, portanto, é conhecido como o número da perfeição. Números não divisíveis por dois eram um mistério para os nossos antepassados, pois eram difíceis de serem “manipulados”.

Muitos santuários e templos ligados ao Shichifukujin são dedicados somente a um dos deuses, então os sete templos e santuários na redondeza formam o grupo. Contudo, em alguns casos, dois deuses são adorados em um lugar ou, às vezes, todos os sete. Acredita-se que exista mais de cem grupos de templos e santuários assim no Japão.


As sete divindades

Ebisu é o deus da prosperidade do trabalho do homem. Em cidades agrícolas, ele é considerado o deus do campo de arroz, e em áreas pesqueiras, acredita-se que ele promova uma boa pesca. Ele também é adorado como o deus da cozinha. É, geralmente, retratado carregando um pargo (símbolo da sorte) em seu braço esquerdo e uma vara de pescar na mão direita. Em Fukagawa, Ebisu é colocado num relicário em Tomioka Hachimangu; em Kaneido, ele pode ser visto no santuário de Katori.



Hotei, o deus da prosperidade e felicidade. A tradição identifica-o com o excêntrico sacerdote chinês Pu-tai. Geralmente ele aparece rindo com uma grande bolsa cheia de tesouros e um leque (ôgi). Sua grande barriga e seu sorriso simboliza a generosidade. Diz-se que ele é o único mortal entre os Shichifukujin. Uma estátua de Hotei é, normalmente, colocado nas entradas de lojas. Em Fukagawa, Hotei é visto no santuário Fukagawa Inari.

Fukurokuju, de origem chinesa, é o deus da riqueza, longevidade, virilidade e da sabedoria. Ele tem o corpo de um ancião, com rosto alongado, barba branca (símbolo da sabedoria e da mortalidade), segura um leque e um cajado enfeitado com um rolo de pergaminho em que está registrado a sabedoria do mundo.



Jurôjin, deus da prosperidade e longevidade, tem descendência chinesa, usa uma longa barba branca e um gorro de sábio. Ele está sempre acompanhado por um cervo que é seu mensageiro. Ele é, de vez em quando, representado segurando uma bengala e um pergaminho em que está registrado o segredo da longevidade. Em Fukagawa Jurôjin encontra-se no santuário de Juro.





Benzaiten (ou Benten) é a única deusa do Shichifukujin. É deusa da eloqüência, da música, da literatura, das artes e ciências, da virtude e da sabedoria, da prosperidade e longevidade; toca o biwa (bandolim japonês) e, às vezes, está acompanhada por uma cobra branca. Em Fukagawa, Benzaiten pode ser vista no santuário de Fuyuki.





Bishamonten, o deus protetor das leis budistas e também deus da prosperidade e da guerra, veste uma armadura, segura uma pequena e antiga moeda da índia (símbolo do budismo) e uma lança em sua mão. Em Fukagawa é adorado no santuário Ryuko-in.



Daikokuten, originalmente adorado na Índia como deus protetor contra forças malignas, entrou no Japão no século IX pela China. De acordo com a crença popular japonesa, ele é o deus da riqueza. É, freqüentemente, retratado em cima de recipientes de arroz, usando um gorro e em seu ombro esquerdo, há uma grande bolsa com sabedoria e paciência, assim como o maço que chama sorte (uchide No Kozuchi). Daikoku é também considerado Deus da cozinha.

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